- Início
- Municípios
- Anadia
- MELHOR FILME DO “ARTCOMVIDA” 2019 É DA CASA DO POVO DE AMOREIRA DA GÂNDARA
MELHOR FILME DO “ARTCOMVIDA” 2019 É DA CASA DO POVO DE AMOREIRA DA GÂNDARA
área de conteúdos (não partilhada)MELHOR FILME DO “ARTCOMVIDA” 2019 É DA CASA DO POVO DE AMOREIRA DA GÂNDARA
A curta-metragem “A Escola (in)perfeita”, protagonizada e realizada pelos utentes da Casa do Povo de Amoreira da Gândara, conquistou o galardão de “Melhor Filme” da edição 2019 do “ArtcomVida”, terceira mostra de cinema amador promovida pela Rede Social de Anadia, com o apoio do Município de Anadia, e cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 14 de novembro, no Cineteatro Anadia.
Segundo o júri desta edição, o “Melhor Ator Principal” foi Fernando Almeida, da Associação Social de Avelãs de Caminho, pela sua interpretação no filme “Jornal Correio da Noite”, enquanto Maria Floripes Conceição, do Centro Social, Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima, recebeu o prémio para “Melhor Atriz Principal”, pelo seu papel em “Viver mais e pensar menos”.
O galardão para “Melhor Ator Secundário” foi entregue a Óscar Cruz, pelo seu desempenho em “O pátio da Misericórdia”, da Santa Casa da Misericórdia de Anadia, recaindo a escolha da “Melhor Atriz Secundária” em Esperança Almeida, do elenco de “As aparências iludem”, filme do Hotel Sénior da Curia.
“Um sonho tornado real”, do Centro Social e Paroquial da Moita, arrecadou o galardão de “Melhor Argumento”, e o de “Melhor Banda Sonora” foi para a curta-metragem “Vermelho”, realizada pelo Centro Social N.ª Sra. do Ó de Aguim. “Doidos por férias”, do Centro Social, Cultural e Recreativo de Poutena, venceu na categoria de “Melhor Figurino”.
“Brilhante atividade”
O diretor da Segurança Social do Centro Distrital de Aveiro, Fernando Mendonça, marcou presença na cerimónia e manifestou o seu agrado por “esta magnífica ação em prol da população sénior, que tanto tem para nos mostrar, ensinar e dar. Neste caso, a sua dádiva vem em forma de cinema”. Deu ainda os parabéns ao Município de Anadia por esta “brilhante atividade”, felicitando todo o executivo pela ação.
Fernando Mendonça sublinhou que “a Segurança Social vê sempre com muita sensibilidade, emoção e alegria estas atividades que nos fazem sentir muito bem”. Desejou felicidades a todos os participantes deixou o desejo de que “ArtcomVida” tenha continuidade e que as instituições mantenham o dinamismo que têm demonstrado até ao momento.
A vereadora da Câmara Municipal de Anadia com o pelouro da ação social, Jennifer Pereira, destacou a importância deste tipo de iniciativas, nomeadamente para os utentes, sublinhando ainda o “empenho”, a “dedicação” e a “determinação” das instituições sociais, pois, “sem o seu trabalho e esforço não teria sido possível levar por diante este evento”. A autarca salientou que é intenção “da Câmara Municipal continuar com esta atividade, enquanto os nossos seniores e as instituições assim o quiserem”. “Temos, de facto, muito talento no nosso concelho e hoje todos saíram daqui vencedores”, rematou.
“ArtcomVida” tem como objetivos incentivar a produção de filmes, enquanto meio de expressão e comunicação individual e coletiva que promove o bem-estar, bem como evidenciar os benefícios das práticas artísticas para a qualidade de vida dos seniores. Procura também promover a valorização social dos idosos mediante a divulgação e reconhecimento das obras produzidas perante a comunidade, e, ainda, favorecer e potenciar trocas de experiências e de conhecimentos entre os participantes, e promover momentos de diversão e de convívio.
GALARDÕES
Melhor Filme: “A Escola (in)perfeita” – Casa do Povo de Amoreira da Gândara
Melhor Ator Principal: Fernando Almeida – “Jornal Correio da Noite” – Associação Social de Avelãs de Caminho
Melhor Atriz Principal: Maria Floripes Conceição – “Viver mais e pensar menos” - Centro Social, Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima
Melhor Ator Secundário: Óscar Cruz – “O pátio da Misericórdia” - Santa Casa da Misericórdia de Anadia
Melhor Atriz Secundária: Esperança Almeida - “As aparências iludem” - Hotel Sénior da Curia
Melhor Argumento: “Um sonho tornado real” – Centro Social e Paroquial da Moita
Melhor Banda Sonora: “Vermelho” – Centro Social e Cultural N.ª Sra. do Ó de Aguim
Melhor Figurino: “Doidos por férias” - Centro Social, Cultural e Recreativo de Poutena