- Início
- Municípios
- Anadia
- “GOTA DA CURIA” É HOMENAGEM DO MUNICÍPIO DE ANADIA À ÁGUA TERMAL
“GOTA DA CURIA” É HOMENAGEM DO MUNICÍPIO DE ANADIA À ÁGUA TERMAL
área de conteúdos (não partilhada)“GOTA DA CURIA” É HOMENAGEM DO MUNICÍPIO DE ANADIA À ÁGUA TERMAL
O Município de Anadia escolheu a rotunda do Largo Dr. Luís Navega, no centro da Curia, para a instalação da “Gota da Curia”, um conjunto escultórico da autoria do artista plástico Pedro Figueiredo, com o qual a autarquia se propõe prestar homenagem à estância termal.
O arranjo escultórico é constituído por um polígono com 4,5 m de altura, de secção triangular, no cimo do qual se encontra representada uma figura feminina, em bronze, serenamente sentada, com o braço esquerdo esticado e segurando uma gota que derrama água “em fio”. A escultura procura representar Íris, deusa grega do arco-íris, que une o céu à Terra, e que era a mensageira dos deuses do Olimpo junto dos seres humanos, sendo adorada por uns e por outros, graças à sua bondade e amor.
O elemento escultórico, cujo custo ronda os 140 mil euros, pretende relevar a notoriedade da Curia como estância termal de reconhecimento regional, nacional e internacional, bem como a sua história, a sua memória como património existente, e a sua essência, a água termal.
Em termos simbólicos e espirituais, o autor procura com este monumento evocar as águas curativas da Curia, oferecendo aos habitantes e transeuntes uma fruição estética da escultura com o enquadramento na paisagem, e, ao mesmo tempo, a lembrança constante da água e do seu movimento na história da estância, que é conhecida precisamente pela qualidade das suas águas e pelos poderes curativos destas, sendo uma das povoações de referência do concelho da Anadia.