-
Início
-
Municípios
-
Anadia
- MUNICÍPIO DE ANADIA INAUGURA “40 ANOS DEMARCAÇÃO BAIRRADA”
MUNICÍPIO DE ANADIA INAUGURA “40 ANOS DEMARCAÇÃO BAIRRADA”
área de conteúdos (não partilhada)![MUNICÍPIO DE ANADIA INAUGURA “40 ANOS DEMARCAÇÃO BAIRRADA”](/thumbs/regiaodeaveiro/uploads/news/image/3460/nws_2019_395_1221_mvb_expo_1_1024_2500.jpg)
MUNICÍPIO DE ANADIA INAUGURA “40 ANOS DEMARCAÇÃO BAIRRADA”
Novo ciclo de exposições no Museu do Vinho Bairrada
“40 Anos Demarcação Bairrada” é o novo ciclo de exposições temporárias que o Município de Anadia inaugura no próximo dia 21 de dezembro, pelas 16h00, no Museu do Vinho Bairrada (MVB), na cidade de Anadia.
Para assinalar o 40.º aniversário do reconhecimento legal da designação “Bairrada” enquanto denominação vinícola de origem, a autarquia acolhe até 30 de abril de 2020, no MVB, as mostras “Bairrada CelebrArte40”, “40.1 - Bairrada Retratos Falados”, e “Bairrada Wines Vintage Marketing”.
Como habitualmente, as artes plásticas marcam presença nas exposições temporárias do museu, e “Bairrada CelebrArte40” mostra de que forma a região serviu de inspiração à pintora Salomé de Pinho, que dá a conhecer uma série de obras de forte apelo visual, onde a bidimensionalidade das telas é extravasada graças à utilização de diversos materiais, texturas e cores.
Em “40.1 - Bairrada Retratos Falados”, são apresentados 40 testemunhos, em viva voz, de alguns dos protagonistas do universo vitivinícola do concelho e da região. A produção destes registos resulta de um trabalho de colaboração entre o Município de Anadia, o CineClub Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Confraria dos Enófilos da Bairrada, e a Associação Rota da Bairrada.
Materiais publicitários alusivos aos vinhos, de finais do século XIX e ao presente, são a essência de “Bairrada Wines Vintage Marketing”. Da responsabilidade do Município de Anadia, esta mostra conta com a colaboração de particulares e de empresas e organismos ligados ao setor, e, de acordo com Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, “irá proporcionar uma surpreendente viagem no tempo, suscitando recordações e nostalgia, mas também assombro perante a qualidade e o caráter modernista de muitas das campanhas publicitárias”. Da arte dos desenhadores e designers de outrora até às campanhas das atuais agências especializadas, são muitos os conceitos, estéticas e linguagens expressos numa grande diversidade de peças publicitárias.
As exposições podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao sábado, domingo e feriados, das 11h00 às 19h00.