- Início
- Municípios
- Anadia
- ANADIA REALIZA FASE MUNICIPAL DO CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA
ANADIA REALIZA FASE MUNICIPAL DO CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA
área de conteúdos (não partilhada)ANADIA REALIZA FASE MUNICIPAL DO CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA
O Município de Anadia vai realizar, no próximo dia 7 de fevereiro, pelas 20h00, no Cineteatro Anadia, a Fase Municipal da 7.ª edição do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
O concurso é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos 11 municípios que compõem a CIRA, e decorre no âmbito do trabalho colaborativo da Rede de Bibliotecas da CIRA, com o intuito de proporcionar, à comunidade educativa, uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura.
Tem como principais destinatários os alunos dos 1.º, 2.º, e 3º Ciclos do Ensino Básico (CEB), do Ensino Secundário, e do Centro Qualifica, apurados na Fase de Escola, etapa inicial do certame, que foi realizada no Agrupamento de Escolas de Anadia, no Colégio Nossa Senhora da Assunção, nos Salesianos de Mogofores, na Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada, e no Centro Qualifica.
Presentes nesta segunda fase, e em cada escalão, estarão cinco finalistas, que, excetuando os concorrentes do Centro Qualifica, foram apurados no passado dia 22 de janeiro, em sessão realizada na Biblioteca Municipal de Anadia.
Este ano, as obras de leitura obrigatória são “Num tempo que já lá vai”, de Rosário Alçada Araújo, para o 1.º CEB, “Orlando e o tambor mágico”, de Alexandra Lucas Coelho, para o 2.º CEB, “Os livros que devoraram o meu pai”, de Afonso Cruz, para o 3.º CEB e Centro Qualifica, e “O luto de Elias Gro”, de João Tordo, para o Ensino Secundário.
Na Fase Municipal será considerado vencedor o concorrente mais pontuado em cada ciclo de ensino, enquanto o segundo mais pontuado será suplente. A Fase Final do CIL terá lugar no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, a 29 de abril.