- Início
- Municípios
- Anadia
- ANADIA APUROU FINALISTAS PARA O CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA
ANADIA APUROU FINALISTAS PARA O CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA
área de conteúdos (não partilhada)ANADIA APUROU FINALISTAS PARA O CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA
O Cineteatro Anadia recebeu, no passado dia 7 de fevereiro, a Fase Municipal da 7.ª edição do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), onde foram apurados os alunos que irão representar o Município de Anadia na Fase Final do certame.
Na sequência das provas prestadas durante a sessão, foram escolhidos Mariana Menezes Almeida (Agrupamento de Escolas de Anadia – AEA / Centro Escolar de Arcos), Francisco José Cardoso da Cruz (AEA / Escola Básica de Vilarinho do Bairro), Dinis dos Santos Rosa (Colégio Nossa Senhora da Assunção – CNSA), e Constança Rodrigues Fraga (CNSA), dos 1.º, 2.º, e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), e Ensino Secundário, respetivamente. Os suplentes são, no 1.º CEB, Mia Inês Costa Ferreira (CNSA), no 2.º CEB, Maria João Marques da Silva (CNSA), no 3.º CEB, Anna Shevchenko (AEA – Escola Básica e Secundária de Anadia) e, no Ensino Secundário, Maria Cara d’Anjo (CNSA). Na categoria Qualifica, venceu Diogo Oliveira Nolasco, sendo o segundo lugar atribuído a Cristina Nogueira.
Os participantes prestaram provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino: “Num tempo que já lá vai”, de Rosário Alçada Araújo (1.º CEB), “Orlando e o tambor mágico”, de Alexandra Lucas Coelho (2.º CEB), “Os livros que devoraram o meu pai”, de Afonso Cruz (3.º CEB e Qualifica), e “O luto de Elias Gro”, de João Tordo (Secundário).
O júri foi composto por Maria Conceição Vicente, escritora infanto-juvenil da região de Aveiro, Isabel Nina, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Filomena Santos, bibliotecária municipal de Albergaria-a-Velha.
No evento, organizado pelo Município de Anadia, participaram ainda alunos do AEA, do CNSA, dos Salesianos de Mogofores, e da Escola Profissional de Anadia, que brindaram a plateia com diversos momentos de música, de canto, de dança e de representação.
“EXCELENTES” BIBLIOTECAS NO CONCELHO
Na sessão de abertura, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, realçou “as excelentes” bibliotecas existentes no concelho, quer na rede pública, quer nas escolas privadas, sublinhando que “o nosso objetivo é continuar a expandir este trabalho de levar o livro e a leitura a todos, seguros de que este caminho nos levará a um bom porto”.
A autarca referiu-se ao importante trabalho que a Unidade Móvel de Atendimento de Anadia (UMAA), tem desenvolvido ao longo de mais de um ano de atividade, levando a todas as freguesias e, nomeadamente aos habitantes mais isolados, valências como o Espaço Cidadão, a Saúde e a Biblioteca.
Maria Teresa Cardoso destacou ainda o projeto “De nós para nós”, um ciclo de “workshops” para a comunidade, gratuitos, sobre os mais variados temas, que teve o seu início no passado mês de janeiro, e que o Município de Anadia promove através da sua Biblioteca Municipal.
Ainda com o intuito de fomentar o interesse pela leitura, a edil anadiense deu conta da assinatura de um protocolo de parceria com o Plano Nacional de Leitura, com o objetivo de realizar um Plano Local de Leitura Intermunicipal, juntamente com os restantes dez municípios da CIRA.
Terminou a sua intervenção deixando uma palavra de agradecimento aos elementos do júri, a toda a comunidade educativa, aos encarregados de educação e uma palavra especial aos alunos participantes.
A final do Concurso Intermunicipal de Leitura, que juntará os representantes dos 11 municípios da CIRA, está agendada para o próximo dia 29 de abril, e irá decorrer no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro.