- Início
- Municípios
- Anadia
- PRÉMIOS GRANDES ESCOLHAS ENTREGUES EM SANGALHOS
PRÉMIOS GRANDES ESCOLHAS ENTREGUES EM SANGALHOS
área de conteúdos (não partilhada)PRÉMIOS GRANDES ESCOLHAS ENTREGUES EM SANGALHOS
O Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos, recebeu, no passado dia 14 de fevereiro, mais uma cerimónia de entrega de prémios da revista “Vinho - Grandes Escolhas”, que contou com a presença de cerca de mil pessoas e teve, pelo segundo ano consecutivo, o apoio do Município de Anadia.
Os “Prémios Grandes Escolhas” distinguiram o que de melhor se fez em Portugal nos setores do vinho e da gastronomia, e resultam do trabalho realizado pelos redatores e provadores da revista que, ao longo de 2019, visitaram “vinhas, adegas, centros de enoturismo, restaurantes, lojas de vinho, wine bars”. As escolhas que fizeram, de forma individual, foram apresentadas, no passado mês de dezembro, numa reunião onde foi eleito o vencedor de cada categoria.
Nesta grande gala, a Bairrada esteve em evidência, graças à distinção de duas entidades da região – Adega Cooperativa de Cantanhede, que recebeu o prémio Cooperativa, e Giz by Luís Gomes eleito Produtor Revelação –, e à presença de três vinhos da região no Top 30 da “Vinho – Grandes Escolhas”: Série Ímpar Sercialinho (Bairrada, Branco, 2017 – Sogrape Vinhos), Gene Bairrada (Tinto 2007 - Kompassus Vinhos), e Quinta das Bágeiras Pai Abel (Bairrada, Tinto, 2013 – Mário Sérgio).
Na hora dos discursos, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, dirigiu as suas primeiras palavras à entidade promotora da gala, para agradecer publicamente o facto de, mais uma vez, a revista “Vinho – Grandes Escolhas” ter escolhido Anadia para a realização deste evento, bem como pela confiança que depositou na parceria e no apoio logístico que a autarquia proporcionou.
A autarca agradeceu também a disponibilidade do Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural para estar presente neste “momento importante” e de “grande relevo” para o setor vinícola e para os respetivos agentes económicos. Na sua mensagem, deixou um apelo ao governante para que “a tutela tenha uma ação mais focada e atenta neste setor, muito em particular, no que respeita aos vinhos”, pois, no seu entender, “há ainda muito trabalho e muito investimento a fazer nesta área”.
Maria Teresa Cardoso destacou “a importância do setor do vinho no incremento da produção, na aposta da inovação e da qualidade, nomeadamente na excelência, que muito tem contribuído para o aumento das vendas, tanto no mercado nacional, como no internacional”. Sublinhou ainda a complementaridade deste setor com outros, nomeadamente na área da restauração, na dinâmica do “marketing” e da envolvência dos prestadores de serviços, e o contributo para a promoção do enoturismo, designadamente na Bairrada.
Rematou a sua intervenção deixando um convite a todos os presentes para um regresso a Anadia, a fim de desfrutarem das iguarias gastronómicas, bem como dos excelentes néctares bairradinos e de todo um vasto património existente.
PREMIADOS:
Produtor Revelação: Giz by Luís Gomes
Produtor: Quinta do Regueiro
Cooperativa: Adega Cooperativa de Cantanhede
Empresa: Casa Relvas
Empresa Vinhos Generosos: Vasques de Carvalho
Singularidade: Márcio Lopes
Enólogo: Pedro Baptista
Enólogo Vinhos Generosos: David Guimaraens
Viticultura: Vanda Pedroso
Iniciativa: Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo
Enoturismo: Quinta da Pacheca
Garrafeira: Néctar das Avenidas
Loja Gourmet: Corriqueijo
Wine Bar: Wines By Heart
Restaurante: Epur – Vincent Farges
Restaurante Cozinha Tradicional: Arcoense
Restaurante Cozinha do Mundo: Go Juu
Sommelier: André Figuinha
Prémio David Lopes Ramos: Nuno Diniz
Senhor do Vinho: Orlando Lourenço