- Início
- Municípios
- Anadia
- PAPEL DAS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS EM ANÁLISE
PAPEL DAS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS EM ANÁLISE
área de conteúdos (não partilhada)ANADIA RECEBEU SESSÃO SOBRE PAPEL DAS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS
O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, foi palco de uma sessão do Centro de Valorização de Eleitos Locais (CVEL). A iniciativa realizou-se no passado sábado (7 de março) e centrou-se em dois temas: poderes e questões financeiras das Assembleias Municipais. O evento – uma parceria entre a Associação Nacional das Assembleias Municipais (ANAM) e o Município de Anadia – teve como palestrantes Ferreira Ramos, coordenador do CVEL, Albino de Almeida, presidente da ANAM, e Joaquim Rocha, professor da Universidade do Minho.
Para Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, os esclarecimentos prestados pelos oradores nesta sessão do CVEL foram de “extrema importância” e elucidaram, de forma imparcial, membros da AM que nem sempre têm o conhecimento necessário sobre determinadas matérias. Na ótica da presidente, esta iniciativa foi também “pertinente”, uma vez que alertou eleitos locais para o facto de, no exercício destes cargos, ser necessário haver responsabilidade para conseguir obter mais informações e para acompanhar o exercício da atividade da Câmara Municipal.
Na sessão de abertura, o presidente da Assembleia Municipal de Anadia, Manuel Pinho, destacou a importância do poder local “na alavancagem do progresso e na promoção da qualidade de vida das populações” e frisou que “nem todos têm consciência do papel fundamental das assembleias municipais neste desiderato”. No entanto – acredita – “há margem de progressão no sentido da valorização do papel das assembleias municipais, da sua independência, da sua eficácia e do seu funcionamento”. Manuel Pinho, na sua intervenção, deixou ainda uma palavra de apreço “ao labor da ANAM” que “dignifica e valoriza as assembleias municipais”.