- Início
- Municípios
- Anadia
- Em Anadia, estamos juntos!
Em Anadia, estamos juntos!
área de conteúdos (não partilhada)Mensagem da Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Eng.ª Teresa Cardoso, publicada no "Diário de Aveiro" (21.05.2020):
Em Anadia, estamos juntos!
O feriado municipal de Anadia, que hoje se assinala, é um dia muito importante e significativo para o concelho. Também conhecido como “Dia da Espiga”, não deixa esquecer um costume antigo do povo que, 40 dias depois da Páscoa, fazia uma romaria à Serra do Buçaco, pedindo a Deus paz, alegria e fartura.
Os pedidos de outrora continuam presentes, mas agora manda a tradição que a Quinta-Feira da Ascensão comece nos Paços do Município, com uma cerimónia pública que distingue e valoriza trabalhadores da autarquia, empresas e cidadãos do concelho de Anadia. Depois, é já costume o povo concentrar-se no centro da cidade para fazer uma longa e divertida viagem ao passado, proporcionada pela Feira Medieval, um evento com entrada gratuita, para todas as gerações, organizado pelo Município de Anadia.
Este ano, porém, para bem de todos, quebra-se a tradição. A cerimónia de reconhecimento de trabalhadores da autarquia, empresas e cidadãos será realizada mais tarde, em data a anunciar. A Feira Medieval fica já marcada para a Quinta-Feira da Ascensão de 2021. No entanto, acredito que, apesar da ausência de festejos, o feriado municipal de Anadia não cairá em esquecimento, sendo, com certeza, lembrado e celebrado em família.
Continuamos em fase de adaptação ao novo mundo que se impôs, que ainda estranhamos, é certo, mas que, aos poucos, se vai entranhando no nosso quotidiano. E caminhamos agora com mais calma, confiança e coragem, porque já percebemos que a tempestade, que há de passar, também trouxe bonança. Assim, não sabendo o que nos reserva o futuro, é tempo de apreciar o presente e de o viver da melhor forma possível, cumprindo as normas de segurança pessoal e coletiva recomendadas.
Quando a pandemia o exigiu, o Município de Anadia abrandou o seu ritmo de atividade para se adaptar aos novos e indefinidos tempos, mas nunca parou. Foi necessário apoiar a população, continuar a prestar serviços essenciais, criar novas medidas e traçar metas focadas na segurança, na saúde e no bem-estar da população, que nos surpreendeu com o seu comportamento exemplar: refiro-me aos munícipes que ficaram em casa e também aos que continuaram a trabalhar pelo bem da comunidade.
O orçamento municipal para este ano foi alterado com a chegada do novo coronavírus, uma vez que direcionámos 800 mil euros para a prevenção, a mitigação e o apoio à população e à retoma económica. Porém, demos continuidade a obras e projetos já programados e a outros, em fase de aprovação, relevantes para a vida dos munícipes.
A vida continua e, em Anadia, apesar do distanciamento, estamos juntos, preparados para o pior e confiantes no melhor!
Maria Teresa Belém Cardoso
Presidente da Câmara Municipal de Anadia