- Início
- Municípios
- Anadia
- Projeto "Anadia Maior" começa em julho
Projeto 'Anadia Maior' começa em julho
área de conteúdos (não partilhada)PROJETO “ANADIA MAIOR” COMEÇA EM JULHO
O Plenário do Conselho Local de Ação Social de Anadia (CLASA) esteve reunido, a 25 de junho, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, cumprindo todas as condições de segurança exigidas em tempo de pandemia.
A apresentação e aprovação do Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G – "Anadia Maior", coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Anadia, foi um dos temas em destaque na reunião. Este projeto, que vai iniciar-se em julho e que decorrerá até 2023, visa combater a solidão e o isolamento. Pretende ainda desenvolver projetos de voluntariado vocacionados para o trabalho com populações envelhecidas, e implementar ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia de pessoas idosas. O “Anadia Maior” é de abrangência concelhia e direciona-se a pessoas com mais de 60 anos, sem qualquer tipo de apoio institucional.
O Plano do CLDS prevê cinco eixos de ação: “Espaços Seniores” (em Anadia, Amoreira da Gândara, Avelãs de Cima, Vila Nova de Monsarros e Vilarinho do Bairro), “Ação de Voluntariado Sénior”, “Centro Anadia Maior”, “Histórias com estória” e “Roteiros Anadienses”. Este projeto dispõe de um orçamento que ronda os 340 mil euros, financiado a 100 por cento por fundos comunitários. O “Anadia Maior” tem como parceiros a Câmara Municipal de Anadia, as juntas de freguesia, a GNR de Anadia, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia, a Unidade de Cuidados Continuados de Anadia e o Banco Local de Voluntariado de Anadia, entre outras entidades do CLASA.
Na reunião do Plenário, foi também aprovado o Plano de Ação 2020 da Rede Social de Anadia. Devido ao surto pandémico existente, muitas das atividades que envolviam a presença de idosos e crianças acabaram por ser suspensas, no entanto, até ao final do ano, estão previstas 34 ações.
Nesta sessão, a vereadora com o pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira, deu ainda a conhecer os principais apoios sociais direcionados a cidadãos do concelho de contextos socioeconómicos desfavorecidos, afetados pela pandemia de Covid-19, no âmbito do Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico “Anadia Estamos Juntos” que, no seu todo, representa um investimento camarário de 800 mil euros.