- Início
- Municípios
- Anadia
- Reunião do Conselho Local de Ação Social de Anadia
Reunião do Conselho Local de Ação Social de Anadia
área de conteúdos (não partilhada)REDE SOCIAL DE ANADIA REUNIU-SE EM PLENÁRIO
O Conselho Local de Ação Social de Anadia, da Rede Social, reuniu em plenário os seus parceiros, na passada quinta-feira, 3 de fevereiro, no auditório do Museu do Vinho Bairrada.
Da ordem de trabalhos há a destacar a adesão do Colégio da Curia à Rede Social de Anadia, a qual foi aprovada por unanimidade, passando agora este organismo a contar com um total de 55 parceiros. A diretora do Colégio, Maria Manuel Vicetro, aproveitou a ocasião para dar a conhecer, em traços gerais, a instituição, fundada em 1996, bem como o trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos.
O plenário aprovou também, por unanimidade, um parecer favorável relativo ao aumento da capacidade do Serviço de Apoio Domiciliário da Casa do Povo de Amoreira da Gândara, de 50 para 60 clientes. Esta alteração foi justificada com o aumento do número de pedidos que, ultimamente, têm chegado à instituição. Sublinhe-se que as instituições particulares de solidariedade social mais próximas da Casa do Povo de Amoreira da Gândara, localizadas em Paredes do Bairro e Pedralva, têm as vagas preenchidas na totalidade.
Outro dos pontos da ordem de trabalhos prendeu-se com o projeto “Lab Center Agilidades”. A sua coordenadora, Marlene Rosa, fez um ponto da situação relativamente ao mesmo, dizendo que, atualmente, 13 instituições do concelho estão envolvidas nesta iniciativa. A responsável aproveitou ainda para fazer a entrega do terceiro kit da atividade a algumas instituições. Trata-se de um jogo musical que trabalha as questões da estimulação cognitiva da população mais idosa, entre outras áreas. A vereadora da Câmara Municipal de Anadia com o pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira, realçou a “mais-valia” deste projeto para os seniores e deixou uma palavra de agradecimento à promotora do projeto e às instituições que acolheram esta atividade, com o intuito de “melhorar a qualidade de vida dos seus idosos”. A autarca anunciou ainda que, em perspetiva, está a realização de um bootcamp social, com capacidade para envolver todas as instituições de solidariedade social do concelho, em data a anunciar, dependendo da evolução da pandemia de Covid-19.
A sessão terminou com a apresentação do Centro de Intervenção Comunitária à Pessoa com Demência e Cuidadores, por parte da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro. Este centro é especializado na doença de Alzheimer e outras demências, presta serviços integrados e diferenciados adequados a cada doente, e colabora com os prestadores de cuidados informais e familiares. Desenvolve ainda grupos de autoajuda com cuidadores informais e grupos psico-educativos.