- Início
- Municípios
- Anadia
- M2R já recebeu cerca de 4 mil visitas
M2R já recebeu cerca de 4 mil visitas
área de conteúdos (não partilhada)MUSEU DAS DUAS RODAS JÁ RECEBEU CERCA DE QUATRO MIL VISITANTES
Apesar das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, cerca de quatro mil pessoas já visitaram o Museu das Duas Rodas (M2R), localizado no Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, em Sangalhos. O M2R foi inaugurado em julho de 2021, tendo até agora sido visitado por pessoas provenientes de 135 cidades portuguesas, e de 14 países, nomeadamente Alemanha, Angola, Austrália, Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Malta, Noruega, Suíça e Suécia.
Foi a forte ligação do concelho de Anadia ao setor das duas rodas, a nível económico, cultural e sentimental, que levou o Município de Anadia a criar este museu, informativo, educativo, cultural e lúdico, que contribui para o desenvolvimento de Sangalhos, em particular, e do concelho de Anadia, em geral. Este núcleo museológico, único no país, dá a conhecer a história do setor das duas rodas – bicicleta e motorizada – destacando a sua ligação ao concelho de Anadia e a importância desta indústria na economia da região. Além de bicicletas e motorizadas, o M2R apresenta peças e acessórios que marcam a história do ciclismo e do motociclismo local, regional e nacional. O espaço conta também com um importante espólio documental e fotográfico.
O M2R é um espaço em constante renovação. Recentemente foram expostas novas peças, como um ciclomotor Cinal Pachancho Himalaia (1957), uma motorizada Diana (produzida em Sangalhos nos anos 50, nos antigos Armazéns Fausto de Carvalho, Lda.) e um velocípede com motor Vilar Cucciolo (anos 50).
A entrada no M2R é gratuita. As visitas podem ser previamente agendadas através do número de telefone 234 738 218 (disponível de segunda a sexta-feira). Uma visita ao M2R tem a duração aproximada de 50 minutos e pode ser realizada todos os dias, às 10h, 11h, 12h, 15h, 16h e 17h.