- Início
- Municípios
- Anadia
- Festival Anadia de Paixões
Festival Anadia de Paixões
área de conteúdos (não partilhada)“FESTIVAL ANADIA DE PAIXÕES” É UM EVENTO ABRANGENTE
O Município de Anadia apresentou, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o “Festival Anadia de Paixões”, que vai decorrer entre 17 de junho e 3 de julho. Trata-se de um novo conceito de evento, mais diferenciador, que pretende dar a conhecer as várias “emoções” associadas a Anadia, “Terra de Paixões”.
“Jantar nas Adegas”, “Jornadas Técnicas”, “Feira da Vinha e do Vinho”, “Noites Baga Bairrada” e “Concurso e Encontro Nacional de Espumantes” são as iniciativas que integram o “Festival Anadia de Paixões”. Destinado a vários públicos, este evento visa trazer pessoas a Anadia, envolvendo diferentes organismos e agentes económicos ligados ao setor vitivinícola.
O festival começa com o “Jantar nas Adegas”, que vai decorrer entre 17 e 19 de junho. Em cada noite, estarão presentes três produtores. Pretende-se que as pessoas jantem e convivam com os produtores, conhecendo melhor os seus vinhos e as suas histórias. Ao todo, estarão envolvidos nove produtores.
As “Jornadas Técnicas” vão ter lugar nos dias 20 e 21 de junho. O primeiro dia será dedicado à vinha e o segundo ao vinho. Estão previstas várias palestras em que os oradores farão exposições técnicas.
A “Feira da Vinha e do Vinho” (FVV) conta este ano com algumas novidades. O período do certame foi encurtado para cinco dias, entre quarta-feira e domingo, com início a 22 e términus a 26 de junho, no Vale Santo, em Anadia. A organização do recinto vai ser reestruturada, bem como o modelo de stands. A programação é uma das grandes apostas, nomeadamente ao nível do palco principal, pelo qual vão passar Xutos & Pontapés, António Zambujo, Diogo Piçarra, Bispo, Tony Carreira e Minis Shows Pocoyo, 3 Porquinhos e Super Wings. A FVV vai continuar a ter uma forte vertente online, com transmissão de concertos, entrevistas aos produtores e agentes económicos, entre outras iniciativas.
Outro dos eventos a realizar, no âmbito do festival, é as “Noites Baga Bairrada”, que vão decorrer entre 27 e 30 de junho. A iniciativa vai centrar-se em três unidades hoteleiras do concelho, uma por noite. Pretende-se levar os produtores à hotelaria, com masterclasses exclusivamente sobre espumantes Baga Bairrada, envolvendo os clientes dessas unidades a conhecerem este novo conceito de espumantes que está a ser produzido a partir da casta baga.
A terminar o festival, entre 1 e 3 de julho, terá lugar o “Concurso e Encontro Nacional de Espumantes”. O concurso mundial de Bruxelas realiza, pela primeira vez, um evento dedicado aos espumantes que, este ano, vai acontecer em Anadia. Simultaneamente, haverá também uma mostra nacional de espumantes: pela primeira vez, todas as regiões de espumantes do país vão juntar-se num único local (Anadia) para mostrar aquilo que se faz de bem nos espumantes nacionais.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, o novo conceito foi criado tendo em conta a opinião e as propostas de vários intervenientes ligados ao setor vitivinícola. “Não queremos que o evento se circunscreva apenas à FVV. Queremos envolver os produtores, a hotelaria e a restauração. A nossa pretensão é que seja um evento muito mais abrangente”, referiu Jorge Sampaio, adiantando que estas iniciativas visam ainda contribuir para que Anadia se possa afirmar como o Centro Nacional de Espumantes.