- Início
- Municípios
- Anadia
- Câmara Municipal aprova contas de 2021
Câmara Municipal aprova contas de 2021
área de conteúdos (não partilhada)O Relatório e Contas referentes ao ano de 2021 foram aprovados, por maioria, com a abstenção do vereador do Partido Socialista, esta quarta-feira, 13 de abril, pelo executivo municipal de Anadia. O documento apresenta uma elevada taxa de execução orçamental, bem como um excelente grau de execução das Grandes Opções do Plano (GOP). É de sublinhar ainda os indicadores bastante sólidos que o Município de Anadia continua a apresentar.
Não obstante o cenário pandémico vivido, o Município apresentou, no ano de 2021, uma atividade muito intensa com o desenvolvimento de projetos, obras e programas cujos financiamentos estão contratualizados com as Autoridades de Gestão do Portugal 2020.
A execução financeira das Grandes Opções do Plano alcançou um grau de execução de 84,24%, superior ao ano de 2020 que se situou nos 80,64%, apesar da continuação do estado de pandemia provocado pela Covid-19. De salientar os elevados montantes comprometidos nas funções sociais e económicas, mostrando a preocupação do executivo em continuar a dar resposta a duas áreas extremamente afetadas pela pandemia.
No que concerne ao Orçamento, apresenta um grau de execução de 96,03%, no que respeita à receita, e de 87,09%, relativamente à despesa, demonstrativo do não empolamento dos orçamentos apresentados.
O saldo de gerência a transitar para o ano de 2022 registou um acréscimo em relação ao ano de 2020, situando-se nos 2,908314 milhões de euros, dos quais 2,377096 milhões de euros correspondem ao saldo de operações orçamentais.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinha que “o ano de 2021 continuou a ser de grande exigência e sentido de responsabilidade para o Município de Anadia que teve a capacidade de se ajustar, dia após dia, para dar resposta a todos os constrangimentos provocados pela pandemia, dando o apoio necessário às entidades de saúde, forças de segurança, instituições e Juntas de Freguesia”.
A autarca considera que “o ano de 2021 foi de relevante importância para o desenvolvimento dos projetos financiados pelos fundos comunitários do Portugal 2020, prosseguindo o caminho do crescimento do nível de execução desses projetos”.
Relativamente ao ano de 2022, Maria Teresa Cardoso manifesta alguma preocupação, tendo em conta vários fatores, nomeadamente “o facto de ainda não se vislumbrar o fim da pandemia, a recente escalada de preços no setor da energia e combustíveis aliado à situação de guerra na Ucrânia e ainda associando-se a possibilidade de entrarmos numa situação de estagflação e complementado por Portugal ainda não ter um Orçamento do Estado aprovado”, o que no seu entender, perspetiva um ano de 2022 “muito exigente”, em termos económicos, e com “repercussões sociais imprevisíveis que nos devem manter todos numa situação de alerta e de prudência nas decisões estruturantes”.
Os documentos vão agora ser submetidos à Assembleia Municipal de Anadia para discussão e aprovação, em sessão que deverá decorrer até ao final do corrente mês de abril.