- Início
- Municípios
- Anadia
- Conferência de Outono produzem "boas conclusões"
Conferência de Outono produzem 'boas conclusões'
área de conteúdos (não partilhada)CONFERÊNCIA DE OUTONO ANALISA IMPACTO DA SUBIDA DOS PREÇOS DA ENERGIA NA ECONOMIA
O Cineteatro Anadia recebeu, a 30 de setembro, a primeira Conferência de Outono, subordinada ao tema “Energia: Europa e Guerra na Ucrânia”, que teve como moderador Vítor Santos e como oradores Luís Mira Amaral, Demétrio Alves e José Allen Lima. O evento, promovido pelo Município de Anadia em parceria com a FNWAY Consulting e constituído por mais duas conferências (a realizar em outubro e novembro), visa refletir e analisar temas de interesse nacional.
Na sessão de abertura da primeira conferência, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, agradeceu o apoio da FNWAY Consulting, enquanto entidade parceira. No seu discurso, a autarca realçou a importância da iniciativa pela pertinência do tema em debate: “um tema muito atual, com forte impacto tanto nas autarquias como nas famílias, face ao peso da fatura da energia”. Segundo Teresa Cardoso, a energia é uma das preocupações do Município de Anadia. “Preocupamo-nos com as empresas cujos processos de produção dependem essencialmente da eletricidade e do gás, uma vez que elas são o motor da economia do concelho e as principais empregadoras. E preocupamo-nos com as muitas famílias que dependem efetivamente destes postos de trabalho”. Para a edil, estas conferências “produzirão boas conclusões”, que “poderão chegar aos nossos governantes”. A presidente da Câmara manifestou ainda alguma apreensão relativamente às medidas que foram, recentemente, anunciadas pelo Governo para reduzir o consumo de energia e os apoios que poderão ser dados, considerando que “são ainda pequenas ou mesmo insuficientes e não beneficiam, de todo, as empresas”.
O CEO da FNWAY, Paulo Ramos, agradeceu a confiança que o Município de Anadia depositou na sua empresa para a realização das Conferências de Outono, assim como a parceria que foi estabelecida. No seu discurso, Paulo Ramos também deu a conhecer algumas formas de financiamento para desenvolver projetos de investimento na área da energia.
Os oradores analisaram a atual situação energética e o seu impacto na economia nacional, tendo realçado que a subida dos preços da energia já se vinha sentindo antes do início da guerra na Ucrânia, devido à retoma económica pós-Covid-19, e que este conflito veio exacerbar ainda mais a situação, refletindo-a à escala mundial.
As próximas Conferências de Outono vão ter lugar a 28 de outubro e a 18 de novembro. “Crescimento Económico e Produtividade” e “Economia Circular e Descarbonização” serão, respetivamente, os temas em destaque. Estas iniciativas são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória, através do formulário disponível em https://forms.gle/eWhxFzuw6B4yPz5S6.