- Início
- Municípios
- Anadia
- Sessão especial 5ª Dimensão "Ambiente em Anadia"
Sessão especial 5ª Dimensão 'Ambiente em Anadia'
área de conteúdos (não partilhada)24 fevereiro - 21h00 | Cineteatro Anadia
Sessão especial 5ª Dimensão - Ambiente
O desafio do CineClub Bairrada para esta edição da 5ª Dimensão é convidar o espectador a assistir a 5 curtas documentais sobre o ambiente. A sessão terá início com a exibição do icónico filme experimental de Ralph Steiner “H2O” (1929). Depois serão apresentado no grande écran os quatros primeiros documentários da série “Ambiente em Anadia” produzidos pelo CineClub Bairrada: “As Três Barragens de Anadia”, “Mancha Florestal de Anadia”, “Fontanários, Lavadouros e Poços” e “Lagos e Lagoas de Anadia”.
H2O (Ralph Steiner, EUA, 1929, 12’)
H2O é uma curta metragem do fotógrafo Ralph Steiner, que tendo uma vertente experimental, explora visualmente a água, seus movimentos e reflexos, que partindo do seu estado líquido, pode visualmente transformar-se numa beleza etérea e metálica. É um filme-poema que mostra a água de diversas formas. Já em 2005 H2O foi selccionado pelo National Film Registry dos Estados Unidos da América como um dos documentários (a nível cultural, histórico e estético) mais relevantes da história do cinema e um dos filmes pioneiros sobre o ambiente.
AS TRÊS BARRAGENS DE ANADIA (Cristiano Jesus, PT, 2021, 13’16’’)
“As Três Barragens de Anadia” serviram de mote para o primeiro documentário produzido pelo CineClube Bairrada para a Câmara Municipal de Anadia e constituem um património único na Bairrada. Falamos das três barragens existentes no concelho de Anadia: a da Gralheira, a do Saidinho e a do Porcão. Três espaços de enorme beleza natural que merecem uma visita pela biodiversidade que encerram. Este vídeo visa sensibilizar a população para a importância e beleza da natureza existente no concelho de Anadia, motivando atitudes mais responsáveis e protetoras do ambiente.
MANCHA FLORESTAL DE ANADIA (Carlos Louro, PT, 2021, 10’41’’)
O segundo episódio retrata a “Mancha Florestal de Anadia”, permitindo percepcionar a área florestal anadiense que constitui um importante recurso natural quer do ponto de vista da preservação do equilíbrio ecológico, quer do aproveitamento económico. A mancha florestal de Anadia corresponde a mais de 58% do território municipal sendo mais de 12.000 hectares com as mais diversas espécies. Além de alimentos e medicamentos, as florestas fornecem habitat para uma grande variedade de espécies a que chamamos biodiversidade e que devemos ajudar a preservar.
FONTES, LAVADOUROS E POÇOS (Cristiano Jesus, PT, 2021, 11’25’’)
“Fontanários, Lavadouros e Poços”, terceiro episódio desta primeira temporada, traz-nos uma perspetiva da necessidade do acesso e controlo da água pelo Homem, como factor elementar na subsistência de qualquer comunidade, procurando documentar com exemplos existentes no território anadiense, quanto o homem teve de ser criativo para poder usar a água para a sua sobrevivência e prosperidade. A água enquanto fonte de vida, dita e molda a vida e a história do Homem e do nosso território como qualquer outro; e sendo um elemento comum na nossa vida quotidiana e a sua presença habitual faz com que, muitas vezes, nos esqueçamos da sua extrema importância, bem como do seu carácter esgotável.
LAGOAS E LAGOS DE ANADIA (Cristiano Jesus, PT, 2021, 13’24’’)
“Lagos e Lagoas de Anadia”: o Concelho de Anadia é salpicado por várias lagoas, charcos e áreas lagunares de pequena dimensão. O 4º episódio da série “Ambiente em Anadia” retrata a realidade natural das lagoas do Olho de Aguim, Torres, Chipar e Lagoa do Paúl em Ancas, bem como do lago artificial do Parque das Termas da Curia. “Lagoas e Lagos de Anadia” pretende dar a conhecer estas pequenas zonas lagunares que se constituem como estruturas biofísicas básicas e diversificadas, com características ecológicas específicas, cujos ecossistemas devem ser preservados, sendo necessário garantir de forma permanente e intensificada os processos biológicos indispensáveis ao enquadramento equilibrado das atividades humanas nestes espaços, onde a água é o elemento da sua origem.
Série “AMBIENTE EM ANADIA”, 4 Documentários sobre a natureza e o ambiente do Concelho de Anadia
O CineClub Bairrada produziu os primeiros quatro documentários sobre a natureza e o ambiente do Concelho de Anadia, incluído na série “AMBIENTE EM ANADIA”.
Esta série documental realizada por Cristiano Jesus e Carlos Louro é um espetáculo visual e de conteúdo que pretende identificar o património natural (fauna e flora) do Concelho de Anadia, a intervenção humana, motivando atitudes mais responsáveis e protetoras do ambiente. Ao longo dos episódios são contempladas lindas paisagens anadienses sendo dado a conhecer os elementos naturais existentes.
A produção destes quatro episódios contou com a colaboração de diversas entidades, tendo o trabalho decorrido nos últimos oito meses, tendo o apoio do Município de Anadia.
É objetivo do CineClub Bairrada continuar a documentar o património natural, pelo que estão previstos a produção, de pelo menos, mais três episódios da série “AMBIENTE EM ANADIA”, focando os rios que atravessam anadiense, a importância das águas termais e as características da mancha vitivinícola determinada também pelo que se pode definir como “clima” da Bairrada.