- Início
- Municípios
- Aveiro
- Regresso do “Cultura Perto de Si” no Ano Novo 2024
Regresso do “Cultura Perto de Si” no Ano Novo 2024
área de conteúdos (não partilhada)“Cultura Perto de Si” é um Programa Municipal que, desde 2018, tem por missão promover, divulgar e descentralizar a cultura no Município de Aveiro, bem como, simultaneamente, criar laços entre as instituições envolvidas e a comunidade, cimentando redes de itinerância e troca de experiências culturais. Neste ano de especial importância, o “Cultura Perto de Si” integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
A iniciativa tem como objetivo principal descentralizar a oferta cultural promovendo a realização de espetáculos nas várias Localidades do Município.
Um projeto que leva a cultura às pessoas, apresentando-a em palcos informais, com agentes das mais diversas áreas. Pretende-se derrubar barreiras no acesso à cultura, aproximando-a das comunidades, assim como gerar novos eixos de apresentação artística.
Assim, para este primeiro trimestre, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) aposta num modelo de programação que promove sinergias e intercâmbios de artistas, e que confere diversidade e heterogeneidade artística aos espetáculos, dirigidos a todos os públicos.
Programa 2024
O programa do primeiro trimestre iniciou-se ontem dia 5 e continua este sábado, dia 6 janeiro, com a apresentação de diferentes espetáculos em vários equipamentos e espaços culturais das freguesias do Município de Aveiro.
“Inconstantes DESequilíbrios” foi a primeira proposta para dia 5, sexta-feira, pelas 21h30 no auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília, em São Bernardo. Entre malabarismos da realidade e sonoridades da consciência, mudaram-se os tempos, mas mantêm-se as vontades.
Hoje, sábado, dia 6, o compositor, pianista e musicólogo Hélder Bruno vai apresentar “Under a Water Sky – Um Conto em Música”, às 21h30, no auditório do edifício da antiga sede da Junta de Freguesia de Cacia.
No dia 19 de janeiro, sexta-feira, a banda de blues “Peter Storm & The Blues Society” sobe ao palco do auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana, às 21h30. Uma banda de blues, com assinatura sonora própria, veste-se com elegância e mistura o lado mais conservador do Blues com a modernidade do século XXI nas suas canções originais.
Sábado, 20 de janeiro, a antiga Escola de Verba (Nariz) acolhe o espetáculo de magia “Zé Mágico: O Quê?!” pela WeTumTum. Tem início marcado para as 21h30.
No domingo, 21, pelas 17h00, “Contos na Eira” é a proposta do Coletivo de Contadores de Tradição Oral, no auditório da Junta de Freguesia de Oliveirinha. Trata-se de um espetáculo de narração oral de repertório tradicional constituído por contos, lengalengas, cantigas, adivinhas, preces e provérbios que vão sendo partilhados num ambiente que recria as eiras de antigamente.
Em fevereiro está preparado um conjunto de ações relacionadas com a Tradição Oral: “Contos, Cantos e Outros Tantos: tradição oral portuguesa” por Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira. No dia 2, sexta-feira, às 21h30, no Centro Cultural de Esgueira; a 3, sábado, também pelas 21h30, no edifício Polivalente de Eirol; e no dia 4, domingo, às 17h30, no Salão Paroquial de São Jacinto.
A 18, domingo, pelas 17h00, o Auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília recebe o concerto “Maria Inês: reviver Amália”. Inspirada pelos grandes clássicos do fado na voz de Amália Rodrigues, Maria Inês procura homenageá-la nas suas performances.
No dia 24, sábado, às 21h30, no Salão Polivalente de Nossa Senhora de Fátima realiza-se o espetáculo de humor com Carlos Vidal. É humorista, médico e músico, tudo baralhado e sem uma ordem específica.
No mês de março, logo no primeiro dia, será apresentado o espetáculo “Contradança”, com Samuel Marques e Vasyl Tsanko, no Centro Cultural de Esgueira, às 21h30.
No dia 2, sábado, pelas 21h30, o Centro Cultural de Eixo será o palco para o teatro de marionetas “Bzzzoira Moira” pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora. A 10 de março, domingo, às 17h00, no auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana, terá lugar “T 0+1” pela Caracol Cultural (Thorsten Grutjen).
Por fim, a música terá destaque no dia 16 de março, sábado, com “Canções de Aveiro em Jazz: uma releitura improvisada”, por Gabriel Neves, Laura Rui e João Salcedo, às 21h30, no Centro Comunitário de Aradas. Domingo, dia 17, pelas 14h00, será apresentado “Oxalá: lendas de Mouras Encantadas”, no auditório do edifício da antiga Junta de Freguesia de Cacia.
Todos os eventos têm entrada gratuita.