área de breadcrumb (partilhada)
Filme baseado em obra de Lídia Jorge, com Beatriz Batarda, Rita Cabaço e João Lagarto, tem antestreia em Aveiro
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
O Vento Assobiando nas Gruas, de Jeanne Waltz, conta com um elenco de luxo: Rita Cabaço, Milton Lopes, Beatriz Batarda, João Lagarto, Ana Zanatti, entre outros. A antestreia decorre no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
O filme O Vento Assobiando nas Gruas, baseado no romance homónimo de Lídia Jorge e realizado por Jeanne Waltz, tem antestreia marcada para dia 27 de fevereiro, pelas 21h30, no Teatro Aveirense. Antes da sessão de apresentação, que decorre no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, haverá uma conversa com a realizadora às 18h15.
A narrativa da longa-metragem decorre no Algarve, no final dos anos 90, e tem como figura central uma jovem de um meio privilegiado que se vê desamparada com a morte da avó, aproximando-se de uma família cabo-verdiana a viver numa antiga fábrica.
O elenco do filme, cuja rodagem teve lugar em Tavira e Vila Real de Santo António (Algarve), é encabeçado por Rita Cabaço e Milton Lopes, aos quais se juntam Beatriz Batarda, João Lagarto, Romeu Runa, e conta com a participação especial de Ana Zanatti e Dino d’Santiago.
Esta é a terceira longa-metragem de Jeanne Waltz, realizadora e argumentista suíça radicada em Portugal, e teve produção partilhada entre Portugal e a Suíça. Os seus filmes anteriores foram Pas Douce (2007) e Daqui p’rá alegria (2003), depois de um percurso como assistente de realização e decoradora em filmes de personalidades como Joaquim Pinto, Manoel de Oliveira, Teresa Villaverde, António Campos e João César Monteiro.