-
Início
-
Municípios
-
Aveiro
- Conclusão do Quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2020
Conclusão do Quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2020
área de conteúdos (não partilhada)
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação sumária dos destaques do Relatório de Gestão e Contas 2024. Esta ação, que se insere na estratégia de proximidade e transparência com os Munícipes, aborda os sete temas principais da atividade da CMA em 2024:
1. Dimensão Financeira (segunda-feira, 31 de março);
2. Operação “Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura (terça-feira, 01 de abril);
3. Obra de requalificação do Rossio e das “Pontes” (quarta-feira, 02 de abril);
4. Ano record no Turismo, em Aveiro (sexta-feira, 04 de abril);
5. Entrada em atividade do novo ferryboat 100% elétrico Salicórnia (segunda-feira, 07 de abril);
6. Duas novas obras de arte pública em Aveiro (terça-feira, 08 de abril);
7. Conclusão do Quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2020 (quarta-feira, 09 de abril).
Conclusão do Quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2020
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) concluiu, em 2024, o Quadro de Fundos Comunitários do Portugal 2020 com o mais elevado montante absoluto de financiamento de todos os quadros executados até à data. O processo de encerramento, marcado por elevada complexidade técnica e administrativa, prolongou-se ainda durante 2025, permitindo à CMA assegurar verbas significativamente superiores às contratualizadas inicialmente.
Este resultado expressivo deveu-se à execução de uma estratégia eficaz de gestão de Fundos Comunitários, que garantiu à CMA o reforço substancial dos fundos atribuídos. No total, foram captados mais de 42 milhões de euros através de programas de gestão nacional e iniciativas comunitárias.
No contexto da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Aveiro averbou, apenas no âmbito do Programa Regional Centro 2020, 30 milhões de euros, correspondendo a 30% do total distribuído pelos 11 municípios da CIRA — cerca de três vezes mais do que o segundo Município mais financiado.