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PLATAFORMA UBBU APRESENTA CONTEÚDO EXCLUSIVO DESENHADO PARA A COMUNIDADE EDUCATIVA
área de conteúdos (não partilhada)Aveiro aposta na literacia de código para crianças; Iniciativa integra estratégia da Aveiro Tech City
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) lançou a Plataforma UBBU no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Programa de “Educação STEAM - Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática” que integra a estratégia da iniciativa “Aveiro Tech City”.
A plataforma disponibiliza um conjunto de conteúdos dedicados ao município de Aveiro que pretendem dar a conhecer aos alunos a cultura e a história do município e, em simultâneo, estimular o pensamento computacional, o raciocínio lógico e matemático e o domínio saudável das novas tecnologias.
“A UBBU é uma plataforma portuguesa, criada para ensinar ciências da computação e programação a crianças”, sublinha o Presidente da CMA, Ribau Esteves, acrescentando que se propõe “preparar, de forma didático-lúdica, mentes jovens para o futuro, transformando-as em pensadores lógicos, solucionadores de problemas e cidadãos habilidosos e conscientes. Para que tudo isso aconteça, contamos com um currículo extenso, desafios diversos e uma ferramenta onde qualquer criança pode criar projetos incríveis”, destaca o autarca.
A estratégia de Educação STEAM, iniciada há dois anos, encontra na plataforma UBBU uma ferramenta que reforça os diversos serviços Educativos da CMA, disponibilizando conteúdos acessíveis a todos os docentes e utilizadores do UBBU, que ali encontram um conjunto variado de exercícios e a possibilidade de agendar visitas aos diversos pontos de interesse, em contexto escolar ou em família.
Plataforma UBBU: ferramenta inovadora no desenvolvimento do raciocínio e do pensamento
Em parceria com a Camara de Aveiro, a UBBU desenvolveu novos conteúdos para seis localizações concretas da cidade, nomeadamente para a Biblioteca Municipal, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro, o Ecomuseu Marinha da Troncalhada, o Museu de Aveiro/ Santa Joana, o Museu Arte Nova e o Museu da Cidade de Aveiro.
Foram criados dois conteúdos por tema e um quizz final. Existe, ainda, um projeto livre através do qual os alunos podem desenvolver a sua criatividade criando as suas histórias e jogos com “sprites” e “backgrounds” exclusivos de Aveiro.
Estes conteúdos, apresentam dois níveis de dificuldade - fácil e intermédio -, cujo foco são as temáticas da localização, mas também temas de ciência da computação, como bugs, repetições, eventos, clones, entre muitos outros. Os quizzes finais fazem a verificação de conhecimentos dos desafios. Recorrendo a estes conteúdos, os alunos terão a possibilidade de programar e aprender sobre cada localização e descobrir muitas curiosidades da história da cidade.
A reação dos alunos à plataforma, que funcionou até ao momento em escolas piloto, tem sido muito positiva.