- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Festival de circo contemporâneo reuniu sete mil pessoas em Ílhavo
Festival de circo contemporâneo reuniu sete mil pessoas em Ílhavo
área de conteúdos (não partilhada)Mais de sete mil pessoas passaram pelo LEME - Festival de Circo Contemporâneo, que proporcionou mais de 30 espetáculos e uma conferência internacional, em vários espaços do Município de Ílhavo, entre 30 de novembro e 4 de dezembro, consolidando o seu reconhecimento internacional como ponto de encontro do circo contemporâneo.
Para a vereadora da Cultura do Município de Ílhavo, Mariana Ramos, “esta edição só veio comprovar a qualidade e a diversidade das dezenas de propostas e artistas de vários países que passaram por um palco comum: o território ilhavense”.
Destaque para as estreias nacionais, os espetáculos da categoria Navegar (que integra estudantes ou novos criadores de circo em Portugal), a estreia absoluta da criação “(em)quadrados”, dos Team Braga, a antestreia de “Frequência”, de Leonardo Ferreira, espetáculo que culminou com uma residência artística no LEME, sendo uma coprodução com o festival. Nota ainda para a integração de novos espaços no mapa do festival, como a EB 2,3 da Gafanha da Encarnação, o Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo, ou o Cais Criativo da Costa Nova, que despertaram novos públicos para o circo contemporâneo.
As escolas de circo portuguesas voltaram a aderir em números significativos ao LEME, tendo registado a presença de várias dezenas de alunos de circo contemporâneo. Também a EB 2,3 da Gafanha da Encarnação acolheu não só o espetáculo “(em)quadrados”, mas também oficinas de parkour com os Team Braga. Mariana Ramos destaca o “contacto com a comunidade escolar que reafirma o festival como um momento de formação de novos públicos e de introdução à experiência das artes performativas”.
O DIVE #2, evento imersivo de partilha e debate da Circostrada Network, aconteceu pela primeira vez em Portugal, em parceria com a organização do LEME e com a Acesso Cultura, tendo promovido ao longo de três dias o debate sobre inclusão, acessibilidade e invisibilidade nas artes, com a presença de 75 profissionais de vários países.
A vereadora da Cultura considera que o festival “cumpriu o objetivo de refletir sobre o tema dos corpos diversos, reforçando a necessidade de trabalhar uma cultura em que haja lugar para todos”. Mariana Ramos destaca ainda a performance de Dj Punk, Fausto Sousa, utente da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e vocalista da banda 5ª Punkada, que atuou na festa de 3 de dezembro, dia em que se assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Em cinco anos do LEME, a programação integrou 60 companhias, incluindo mais de 300 artistas nas comitivas, originários de 28 nacionalidades de quatro continentes. Ílhavo recebeu 64 espetáculos distintos, incluindo quatro criações LEME e quatro coproduções de dimensão internacional, que representaram 145 récitas apresentadas ao público. Com acréscimo das atividades complementares (oficinas, formações, conversas e fórum) foram desenvolvidas 215 ações públicas. Desde a génese do CIRCUS FORUM, em 2019, 140 profissionais de 25 nacionalidades visitaram o LEME, demonstrando a sua relevância estratégica, valor acrescentado e inovação. Mais de 150 estudantes de circo participaram nas atividades do festival, através de um programa de acesso com condições especiais aos espetáculos e atividades complementares.
Além do financiamento municipal e da Direção-Geral das Artes, o LEME viu aprovadas, ao longo destes cinco anos, quatro candidaturas ao programa Europa Criativa da União Europeia e 13 candidaturas de apoio à mobilidade internacional, incluindo o Institut Français, o Governo da Coreia do Sul, o Governo de Espanha, o Ministério da Cultura de Itália, o Governo Regional das Flandres, o Institut Ramon Llull e a Asia-Europe Foundation.
O LEME - Festival de Circo Contemporâneo, organizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, e pela Bússola, regressa em 2023, entre 30 de novembro e 3 de dezembro.