- Início
- Municípios
- Ílhavo
- “Tanto Mar!” de fevereiro inicia ciclo de tertúlias “Memórias Viajantes”
“Tanto Mar!” de fevereiro inicia ciclo de tertúlias “Memórias Viajantes”
área de conteúdos (não partilhada)No programa “Tanto Mar!” de fevereiro, que se realiza este fim de semana, o Museu Marítimo de Ílhavo dá início ao ciclo de tertúlias “Memórias Viajantes”, destacando, na primeira sessão, no dia 25, às 17 horas, a “Barca dos Apóstolos” ex-voto pertencente à família do Tenente Alberto da Maia Mendonça, que tem estado em exposição no Museu, desde 2011.
Num momento informal, debate-se a importância da miniatura de embarcação nas vivências daquela família Ilhavense, a ligação da referida barca ao culto de São Pedro pela comunidade piscatória da Costa Nova, e a intervenção de conservação e restauro que está em curso. Em conversa estarão presentes Senos da Fonseca, Pires da Rosa e Carla Felizardo, que proporcionarão diferentes reflexões sobre a "Barca dos Apóstolos".
As tertúlias “Memórias Viajantes” resultam de uma parceria do Museu Marítimo de Ílhavo com o Centro de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Museu de Marinha e a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.
Ainda no dia 25, sábado, no Museu, o programa “Tanto Mar!” de fevereiro inclui, entre as 10 e as 13 horas, uma oficina de modelismo, dinamizada pela T.E.A.M., em que os participantes são desafiados a construir um barco lagosteiro.
Entre as 10 e as 18 horas decorre a primeira sessão das “Oficinas com Risco – Ilustração com Fernando Correia”, biólogo e ilustrador. Em cada sessão exploram-se três técnicas diferentes: museum sketching no dia 25 de fevereiro; ilustrar com facas a 25 de março; e finais coloridos (lápis de cor) a 29 de abril.
No domingo, 26 de fevereiro, o “Tanto Mar” muda-se para o Navio-Museu Santo André para uma visita especial, pela mão de um antigo tripulante, Manuel Cadilhe Maio, marcada para as 16 horas. Após a visita, às 17 horas, será inaugurada a exposição “As redes de emalhar na pesca do bacalhau: os pesqueiros e as quotas”, também no Navio.
As inscrições podem realizar-se pelo telefone, 234 329 990, ou pelo endereço de e-mail, visitas.mmi@cm-ilhavo.pt.
Mais informações em museumaritimo.cm-ilhavo.pt.