- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Câmara Municipal de Ílhavo lança “Mata Bicho” no primeiro dia do Festival do Bacalhau
Câmara Municipal de Ílhavo lança “Mata Bicho” no primeiro dia do Festival do Bacalhau
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Ílhavo lançará a aguardente bagaceira “Mata Bicho do Convés” no Festival do Bacalhau, que decorre no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, entre de 9 a 13 de agosto.
A apresentação oficial está agendada para o dia 9 de agosto, quarta-feira, às 20h30, no Pavilhão Âncora.
“Mata Bicho do Convés” é um produto de denominação de origem da Bairrada, desenvolvido em parceria com a Rota da Bairrada e produzido pela Destilaria Levira, com 52% de volume de álcool.
O lançamento desta aguardente remete para os costumes da pesca bacalhoeira. Para enfrentar o frio e a dureza dos mares gelados do Atlântico Norte, com autorização do capitão, era distribuída pelos pescadores uma pequena dose de aguardente. Na pesca à linha, o “mata-bicho” era distribuído aos pescadores momentos antes de arriarem os dóris e de se fazerem ao mar e, também, durante o processo da escala do bacalhau.
A bebida que aquecia o corpo era distribuída por um dos moços, num pequeno corninho – hábito que alguns dos homens chamavam beber o “mata-bicho à cornada”. Mais tarde, começaram-se a usar pequenas canecas de esmalte e passou a ser comum beber-se a aguardente misturada com café.
O “mata-bicho” era descrito por alguns pescadores como aguardente de pouca qualidade, mas, ainda assim, era apreciado pela maioria.
O “Mata Bicho do Convés” estará disponível, por um preço especial, de cinco euros, no Festival do Bacalhau.
A venda do “Mata Bicho do Convés” é limitada a duas garrafas por pessoa, sendo proibida a menores de 18 anos e a indivíduos que se apresentem, notoriamente, embriagados ou portadores de anomalia psíquica. A Câmara Municipal de Ílhavo recomenda moderação no consumo desta bebida.
Depois do Festival do Bacalhau, o “Mata Bicho do Convés” estará à venda, por seis euros, nas Lojas de Turismo do Município de Ílhavo.