- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Cânticos das Sereias regressam à Costa Nova com concertos de Maria Monda e COBRACORAL
Cânticos das Sereias regressam à Costa Nova com concertos de Maria Monda e COBRACORAL
área de conteúdos (não partilhada)O ciclo de programação Cânticos das Sereias regressa ao Cais Criativo da Costa Nova para uma terceira edição que apresenta os concertos de Maria Monda (18 de agosto) e COBRACORAL (25 de agosto). O ciclo, promovido pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, que teve duas edições (2016 e 2022), desafia as vozes femininas a serem protagonistas de concertos à beira-mar, para “aplicar depois do sol”, no espaço privilegiado e soalheiro do Cais Criativo.
Depois de contar, nas edições passadas, com nomes como o de Surma, Rita Vian, A Garota Não ou Joana Alegre, este ano o foco está no instrumento vocal, nos silêncios e nas respirações, no ritmo e nas modulações possíveis do som, do gesto e do corpo todo enquanto intérpretes do que é dito e do que fica por dizer.
Maria Monda são Sofia Adriana Portugal, Susana Quaresma e Tânia Cardoso e partilham o gosto pela pesquisa vocal, sonora e cénica. Mondam canções e saberes antigos de forma contemporânea, através do canto polifónico e dos ritmos da percussão. Cantam repertório do cancioneiro lusófono, mas também composições originais que acentuam a força da palavra e da poesia. Mondar é limpar, arrancar as ervas daninhas, deixando o essencial para que tudo floresça, e para as Maria Monda a essência está no tecer das vozes.
As COBRACORAL são Catarina Miranda, Clélia Colonna e Ece Canli. Miranda explora a oralidade de um ângulo coreográfico, Colonna pesquisa sobre as tradições polifónicas da Ásia e do Mediterrâneo, e Canli investiga práticas de voz expandida. Exploram o potencial da voz através do uso de efeitos sonoros e do gesto, para amplificar a experiência aural que sugere a extensão da voz para além dos limites elétricos e corporais. O movimento dos corpos também molda o som, tal como um eco artificial, um delay, ou uma mudança de tom.
Os concertos arrancam às 19:00, no Cais Criativo da Costa Nova. Os bilhetes custam 5,00€, com vários descontos aplicáveis, e estão disponíveis na bilheteira do Cais Criativo, aberta de terça a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, e online, na BOL.