- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Câmara Municipal de Ílhavo aprova por unanimidade proposta para alteração da ciclovia da Rua do Norte, na Gafanha de Aquém
Câmara Municipal de Ílhavo aprova por unanimidade proposta para alteração da ciclovia da Rua do Norte, na Gafanha de Aquém
área de conteúdos (não partilhada)Foi deliberado aprovar, por unanimidade, em Reunião de Câmara de 26 de março, a alteração ao traçado da Ciclovia da Rua do Norte na Gafanha de Aquém.
A ciclovia existente, concluída em 2021, apresenta grandes incongruências, sendo praticamente inexistente em diversos pontos, conflituando com as habitações e limitando a circulação, não proporcionando condições de segurança aos utilizadores, desde velocípedes, peões e até mesmo para o tráfego automóvel.
A alteração aprovada permitirá, não só a melhoria substancial das condições de segurança de circulação, mas também do desenho urbano da Rua do Norte. A solução a adotar passará por restringir a velocidade máxima a 30Km/h, numa extensão de 225 metros, delimitada por duas passadeiras sobrelevadas, onde o trânsito ciclável e automóvel passarão a coexistir.
Este investimento na área da Mobilidade, enquadra-se uma vez mais, na visão estratégica do Município que, paulatinamente, tem vindo a implementar outras pequenas intervenções, como o reforço da sinalização horizontal, a instalação de lombas redutoras de velocidade e outros elementos dissuasores, a colmatação de tramos de passeio, a instalação de passadeiras sobrelevadas, as pavimentações e a criação de novas zonas de 30 e de zonas de coexistência.
Desta forma, pretende-se proporcionar, por todo o território, um ambiente mais seguro, que possa fomentar a escolha dos modos ativos de deslocação, isto é, a utilização de bicicleta e deslocação pedonal.
Importa ainda dar nota que, ao longo do presente mandato, se tem trabalhado afincadamente no desenvolvimento de novas ciclovias, nomeadamente na ligação aos Municípios vizinhos. Contudo, a prioridade tem sido a manutenção das ciclovias existentes, com reforço de sinalização e pintura dos pavimentos, mas, sobretudo, a correção de situações de clara insegurança, concretamente nas que foram desenvolvidas sem a devida atenção às boas práticas hoje já devidamente consolidadas.