- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Capitão Fausto, Luís Severo e Camané e Mário Laginha em Ílhavo no primeiro trimestre de 2020
Capitão Fausto, Luís Severo e Camané e Mário Laginha em Ílhavo no primeiro trimestre de 2020
área de conteúdos (não partilhada)Duas dezenas de espetáculos, um ciclo de concertos de cordas, sete residências artísticas, várias formações, visitas, um encontro de serviços educativos e ainda o festival de marionetas Palheta: são estes os planos para os primeiros meses do ano em Ílhavo.
O 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, volta a apostar em nomes fortes para a sua programação, incluindo logo em janeiro os Capitão Fausto (18 janeiro) e Luís Severo (26 janeiro) nos destaques e, mais tarde, a 8 de fevereiro, o encontro de Camané e Mário Laginha nos palcos para apresentar “Aqui está-se sossegado”.
O concerto de Luís Severo, a solo, integra-se no ciclo de concertos Acorda à Tarde, que incluirá ainda os espetáculos de MOMO (23 de fevereiro), Toty Sa’Med (15 de março) e Kimi Djabaté (29 março).
No início de fevereiro (7 e 8), destaque para o encontro de serviços educativos e mediação, o Territórios Públicos, que reúne no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre, e noutros espaços do Município, como o Museu Marítimo de Ílhavo e a Biblioteca Municipal de Ílhavo, vários profissionais dessas áreas para debater e refletir sobre boas práticas.
“Antiprincesas” (2 de fevereiro), de Cláudia Gaiolas, é uma criação para os mais novos, inspirada em grandes mulheres que não tinham o título de princesas, mas ficaram conhecidas por grandes feitos. A companhia Cão Solteiro leva a sua última criação, “Could be Worse”, à Casa da Cultura de Ílhavo (15 de fevereiro). Uma semana depois, e ainda nas áreas performativas, a “Civilização” de Lígia Soares (21 de fevereiro) antecipa o Carnaval trabalhando com os cardadores de Vale de Ílhavo. “Democracy has been detected”, da Momento – Artistas Independentes, regressa a Ílhavo depois da residência artística em novembro deste ano, para apresentar o espetáculo na Gafanha da Nazaré (13 março).
De 5 a 8 de maio, o festival Palheta, de Robertos e Marionetas, volta a ocupar vários espaços da Gafanha da Nazaré, com uma programação ainda mais vasta e com mais alcance. Continuam também as visitas de arquitetura “Olhar por Dentro”, no último fim-de-semana de cada mês, numa organização do 23 Milhas e da Talkie Walkie.
Nas residências artísticas, que estes três meses são sete, destaque para a dos Linda Martini, que terminam o seu novo disco na Gafanha da Nazaré, em fevereiro.
Toda a programação vai ficando disponível online em www.23milhas.pt e nas redes sociais do projeto.
Os bilhetes para os espetáculos de janeiro estão à venda nas bilheteiras físicas e online, na plataforma da BOL.