- Início
- Municípios
- Ílhavo
- AVEIRO EM FUNDO EUROPEU DE COOPERAÇÃO CULTURAL
AVEIRO EM FUNDO EUROPEU DE COOPERAÇÃO CULTURAL
área de conteúdos (não partilhada)- Iniciativa aprofunda a sua participação na rede Culture Next -
No âmbito do desenvolvimento da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) irá participar num fundo de cooperação transnacional promovido pela rede Culture Next, grupo que reúne atuais e antigas cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura. Trata-se de uma rede criada numa lógica de cidades para cidades, tendo na partilha e cooperação entre parceiros uma forma de atingir objetivos e visões comuns. A terceira reunião desta rede realizou-se em Aveiro nos dias 1 e 2 de outubro de 2018
A criação do fundo visa a promoção da inovação cultural e social, sendo criado através de uma comparticipação anual das cidades aderentes. O valor desta primeira fase é de 2.000€, correspondente à fase piloto do projeto.
O modelo de governação do fundo prevê a criação de um Comité de Direção, órgão de tomada de decisão sobre as prioridades estratégicas e na seleção de projetos a financiar, e uma Unidade Técnica, que tem como tarefas principais, organizar o processo de seleção, gerir o relacionamento entre o Comité de Direção e os candidatos e auxiliar os beneficiários durante a fase de implementação.
O fundo funcionará através de editais e convites para a apresentação de projetos, cabendo à Unidade Técnica trabalhar com os candidatos de forma a garantir o apoio financeiro e o contacto com outras redes que possibilitem e potenciem o impacto dos projetos. O Centro Cultural de Cluj, na Roménia, atuará como Unidade Técnica na fase piloto, visto ser a atual unidade administrativa da Culture Next.
Com esta iniciativa dá-se mais um passo nos objetivos da CMA e da Culture Next, procurando um reconhecimento mais amplo da cultura como fator de desenvolvimento sustentável e estender os quadros de cooperação cultural à escala europeia.
Aveiro aprofunda, assim, a sua missão no âmbito desta rede, avançando na implementação de políticas e programas de desenvolvimento urbano orientados para a cultura, tendo por base as experiências, processos participativos e colaborações estabelecidas durante a preparação para a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027. O fundo permitirá ainda aos artistas locais uma participação mais ampla no tecido cultural europeu, podendo contar com um veículo de apoio e uma rede de difusão para os seus projetos.