- Início
- Municípios
- Ílhavo
- 700 mil euros destinados à Requalificação da Av. N. Sra. da Saúde, na Costa Nova
700 mil euros destinados à Requalificação da Av. N. Sra. da Saúde, na Costa Nova
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou a abertura de concurso público para a Requalificação da Av. Nossa Senhora da Saúde, na Costa Nova, reabilitando aquela artéria através da construção de passeios, ordenamento do estacionamento, pista ciclável e pavimentação, num valor estimado em cerca de 700.000 euros.
A Avenida Nossa Senhora da Saúde, um dos principais eixos estruturantes da Praia da Costa Nova, tem uma função essencial para a população residente (quer a permanente, quer a sazonal), sendo uma das principais portas de entrada para o extenso areal que forma a Praia da Costa Nova.
Todas as ligações à praia, bem como aos espaços naturais de dunas, são feitas por esta via, sofrendo na época balnear uma enorme pressão devido ao grande fluxo de veraneantes, o que torna esta via num espaço de certa maneira desordenado, com prejuízo para os percursos pedestres e clicáveis, sendo, por isso, necessário disciplinar todo este fluxo de pessoas.
A Câmara Municipal entende, assim, que se torna urgente e imprescindível a intervenção nesta avenida, quer para a correção das anomalias apontadas, quer pela intenção de disciplinar o trânsito automóvel, motorizado, ciclável e mesmo o pedonal, dando uma melhor habitabilidade a esta zona, transformando-a num melhor e mais saudável espaço público.
Com início a norte, na Av. José Estêvão, até ao cruzamento com a Rua das Campanhas, junto à EB da Costa Nova, contemplando ainda o passeio sul da Rua dos Banhos, a Rua Eça de Queiroz e a Praceta N. Sra. da Saúde, numa extensão aproximada de 1.350 metros, esta obra irá permitir que no início do verão de 2021 todos os que se desloquem à praia possam usufruir desta reabilitação urbana com melhor acessibilidade, mobilidade e segurança.
A requalificação da Av. N. Sra. Da Saúde tem como objetivos promover a ligação pedonal e clarificar o corredor ciclável entre os vários quarteirões; reordenar o estacionamento, evitar a "invasão abusiva" das dunas e combater o estacionamento abusivo; clarificar os percursos de acesso à praia, com guardas em madeira entre a duna e os passeios e estabelecendo a ligação com passadiços; perfilar o arruamento por forma a ser garantida uma via de circulação automóvel no sentido Norte-Sul, uma ciclovia dedicada com dois sentidos, o estacionamento automóvel ao longo da via, paralelamente ou em espinha; e passeios em ambos os lados da rua, entre outros.