- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Câmara Municipal apela a participação em Sessão de Dádiva de Sangue
Câmara Municipal apela a participação em Sessão de Dádiva de Sangue
área de conteúdos (não partilhada)No próximo dia 21 de julho, a Câmara Municipal de Ílhavo irá promover, em parceria com o Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra, uma Sessão de Dádiva de Sangue. A ação, aberta a toda a comunidade, decorrerá na Galeria do Edifício dos Paços do Município, entre as 9h00 e as 13h00.
Esta iniciativa assume particular importância se considerarmos que a dádiva de sangue é um ato generoso e solidário de partilha de um bem que salva vidas, e, também, os sérios constrangimentos que a pandemia tem criado ao normal funcionamento dessas dádivas.
As condições gerais para que uma pessoa se torne num potencial dador de sangue são as seguintes: tomar a decisão pessoal; sentir-se com saúde e ter hábitos de vida saudável; realizar exame médico que é feito no local da dádiva e responder, com veracidade, às perguntas que lhe forem feitas; tomar uma curta refeição.
São ainda condições essenciais para ser dador de sangue: ter idade compreendida entre os 18 e 65 anos; ter peso igual ou superior a 50kg; não estar em jejum, nem no período da digestão; e não ter recebido transfusões de sangue desde 1980.
Esta Sessão de Dádiva de Sangue exige marcação prévia que pode ser realizada através dos telefones 234 329 625 ou 234 329 649, até ao final do dia 17 de julho.
Por questões de segurança neste estado pandémico é obrigatório o uso de máscara, estando asseguradas todas as condições exigidas pelo Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra, de acordo com as orientações e determinações da Direção-Geral da Saúde.