- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Mar Film Festival regressa, este mês, com edição especial
Mar Film Festival regressa, este mês, com edição especial
área de conteúdos (não partilhada)O Mar Film Festival está de volta com novas datas, após adiamento do evento, habitualmente realizado em abril.
A 4.ª edição do Mar Film Festival, uma edição especial devido ao contexto atual, vai estender-se por quatro fins de semana, com exibição dos filmes aos sábados, às 21h30, entre 24 de outubro e 14 de novembro, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, integrando ainda uma conversa relacionada com a temática exibida e moderada por personalidades ligadas ao cinema e à imagem, nomeadamente realizadores ou fotógrafos.
O Festival abre na noite de 24 de outubro com “Oceanos”, um documentário de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud, que revela diversos mistérios escondidos nas águas, hábitos de vida das criaturas marinhas e os perigos que as cercam. O filme será comentado por Luís Menezes Pinheiro, do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO).
No sábado seguinte, 31 de outubro, é exibido “Mar”, um filme português com Maria de Medeiros, Pedro Cabrita Reis, Nuno Lopes, Catarina Wallenstein, Augusto Amado, Marcelo Urgeghe, Cassiano Carneiro, José Nascimento e Dinis Gomes. Este drama, apresentado no Mar Film Festival pela própria realizadora, Margarida Gil, conta a história de Francisca, mãe em desnorteio pelo desaparecimento do filho, que embarca no veleiro “À Flor do Mar”, numa viagem atribulada, onde surgem reminiscências da epopeia marítima portuguesa e um embate com o drama dos refugiados.
A 7 de novembro, a noite de cinema abre com uma curta metragem de animação, “Os Olhos do Farol”, que conta a história da filha do faroleiro. Isolada, com o pai, numa ilha rochosa, a rapariga desenvolve uma cumplicidade única com o mar, que lhe traz brinquedos sob a forma de objetos que dão à praia. O realizador, Pedro Serrazina, vai estar presente durante a exibição para apresentar a sua curta e a longa-metragem que se é exibida de seguida, “O Farol”, de Robert Eggers, com Robert Pattinson, Willem Dafoe e Valeriia Karaman. Vagamente baseado numa história real, este drama sobre isolamento e loucura, retrata a tempestuosa relação entre um ajudante de faroleiro e o encarregado do farol, marcada por provocações, conflitos e algumas confidências, até aos limites da insanidade.
“Encontro D’Águas – Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar” é exibido a 14 de novembro. Produzido pelo Município de Estarreja, este documentário revela a natureza em todo o seu esplendor e desvenda um cenário que nem todos têm a consciência, da vida que desperta nas águas e nos habitats que lhes estão associados no Baixo Vouga Lagunar. O realizador, Daniel Pinheiro, vai estar presente no auditório para apresentar o documentário, acompanhado de Victor Bandeira, biólogo do CESAM – Universidade de Aveiro.
A secção “Competição”, agendada para a tarde 15 de novembro, encerra o festival, com a apresentação dos filmes concorrentes do Novas Vistas Lumière e do Memórias RiaMar, terminando com a entrega dos respetivos prémios.
O Mar Film Festival 2020 chega também aos mais novos com uma oficina de cinema para crianças dos 6 aos 10 anos - “Mar, a última fronteira” - concebida e orientada por Cláudia Alves, que se realizará a 14 de novembro, repartida em duas sessões, às 10:30 e às 14:30. As inscrições são gratuitas e decorrem até 11 de novembro, podendo realizar-se através do número 234 329 990 ou, por email, para marfilmfestival@cm-ilhavo.pt. Com inspiração na personagem Keaton em “The Cameraman”, de Edward Sedgwick, esta oficina ensina as crianças a construir um protótipo de uma máquina de filmar, aprendendo como é possível captar a realidade à nossa volta, com várias peripécias à mistura.
A edição 2020 do Mar Film Festival continuará a apoiar e a apresentar o cinema do mar, lançando uma nova abordagem às secções que organizam a agenda do festival. A partir de agora, o festival assume o “Mar” por completo, valorizando a “Estética” que os patrimónios do mar oferecem a esta arte, e realçando uma efeméride ou elemento, sempre que se justifique, categorizando-a como “Especial”. Além disso, mantém-se a “Competição”.
Mais do que um festival que promove cinema de temática marítima, o Mar Film Festival é um evento cultural que dá forma ao ajuste de rumo a que o Museu Marítimo de Ílhavo se propõe, permitindo trabalhar as memórias do mar, educar e sensibilizar para os patrimónios marítimos através da arte e relacionar o museu com novos públicos.
A entrada no festival é gratuita, limitada a 60 pessoas por sessão, cumprindo-se todas as normas indicadas pela Direção Geral de Saúde. Reservas e outras informações devem ser procuradas através do e-mail marfilmfestival@cm-ilhavo.pt.
O programa, sinopses, trailers e outras informações sobre o Mar Film Festival podem ser consultados no site www.marfilmfestival.pt.