- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Carlos Paião vai ter estátua no centro de Ílhavo
Carlos Paião vai ter estátua no centro de Ílhavo
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Ílhavo desafiou o artista plástico Albano Martins para esculpir uma estátua de homenagem ao cantor Carlos Paião que será exposta na Calçada Carlos Paião, no âmbito da Requalificação do Centro Urbano de Ílhavo – Jardim Henriqueta Maia.
A escultura, com a inscrição “#emPlayBack”, será feita em bronze, com 1,80 metros de altura e ficará colocada ao nível do solo. Este contexto permitirá um enquadramento de Carlos Paião com o espaço requalificado, integrando-o nas vivências culturais que ali forem desenvolvidas e promovidas no futuro, bem como uma interação e uma proximidade muito direta com as pessoas que usufruem daquela zona, valorizando e simbolizando a relação de intimidade que o artista sempre procurou manter com o seu público e fãs.
Esta iniciativa, que conta com a Curadoria de Nuno Sacramento, espelha o reconhecimento público da Câmara Municipal de Ílhavo do papel cultural e do peso musical de Carlos Paião, enquadrado no esforço conjunto, desenvolvido em 2020, pela Autarquia e pelo biógrafo Nuno Gonçalo da Paula (autor da biografia de Carlos Paião) com o propósito de assinalar os 40 anos do lançamento do primeiro disco e da profissionalização da sua intensa carreira, tragicamente interrompida ao fim de uma década.
Esta é a forma que a Câmara Municipal de Ílhavo encontrou para homenagear Carlos Paião e procurar, mais uma vez, manter viva na memória coletiva as tradições, a cultura e as pessoas que notabilizaram e levaram mais longe o nome de Ílhavo e das suas Gentes, para além de prestar o seu reconhecimento público deste notável autor e artista português, acarinhado por quem o consagrou e imortalizou.
Albano Martins nasceu no Porto em 1971.
É licenciado em Artes Plásticas – Escultura, pela Faculdade de Belas Artes do Porto e Mestre em Design, Materiais e Gestão do Produto, pela Universidade de Aveiro.
A sua obra faz a fusão de diferentes meios de representação, nomeadamente, a escultura modelada, a fotografia, o vídeo, a modelação e a animação 3D. Expõe em Galerias de Arte, participa em Simpósios de Escultura e está representado em várias coleções públicas e privadas.
Participa em projetos de diferentes áreas do espetáculo, na conceção e produção de cenografias e figurinos.
Paralelamente à sua atividade artística, foi Professor de Escultura e Desenho no Ensino Superior Artístico e em vários Cursos Profissionais de Arte e Design.