- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Apoio à reabilitação de edificado da Paróquia de Ílhavo
Apoio à reabilitação de edificado da Paróquia de Ílhavo
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou o apoio para obras de reabilitação e manutenção da Igreja Matriz de Ílhavo e da Igreja da Gafanha de Aquém, no valor global de 69.800 euros.
A Igreja Matriz de Ílhavo foi, nos finais do Séc. XVIII (1785), uma das mais importantes da Diocese de Aveiro e tem estado, desde sempre, no centro da vida comunitária ilhavense, contribuindo de forma indelével para a preservação e aprofundamento da cultura marítima, identitária do Município.
Além disso, é um dos equipamentos que mais condicionou a morfologia e desenho urbano do centro de Ílhavo, como um dos seus elementos físicos mais identitários e marcantes, sendo, igualmente, um dos elementos estruturantes do Plano de Ação para a Regeneração Urbano, condicionando o enquadramento e elementos funcionais do "Centro de Valorização da Religiosidade Ligada ao Mar", pensado para "funcionar" em conjunto com o edifício da Igreja Matriz para ganhos de escala recíprocos, designadamente, no que se refere à atratividade turística e económica do centro urbano antigo de Ílhavo.
Assim, tendo em conta que a última grande intervenção de manutenção e restauro ocorreu em 1975, a Câmara Municipal de Ílhavo aprovou a atribuição de um apoio financeiro à Paróquia de S. Salvador para a comparticipação das obras de reabilitação do exterior da Igreja Matriz de Ílhavo, atendendo à degradação existente que pode comprometer a sua estabilidade.
Considerando que cabe à Autarquia zelar pelo património existente e reconhecida a sua relevância nas dinâmicas socioeconómicas da comunidade, a Câmara Municipal aprovou a atribuição de um apoio à Comissão de Culto da Gafanha de Aquém para a realização de obras de manutenção na Igreja, nomeadamente manutenção e limpeza do telhado, impermeabilidade exterior, pinturas gerais e reparação de fissuras na torre.