- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Câmara Municipal de Ílhavo distinguida pelo Governo por mais um projeto da Maior Idade
Câmara Municipal de Ílhavo distinguida pelo Governo por mais um projeto da Maior Idade
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Ílhavo foi distinguida pelo Governo com o selo INCoDE.2030, no âmbito do projeto “Maiores ON”, desenvolvido pela Maior Idade desde abril de 2020.
Esta iniciativa direcionada à comunidade sénior do Município pretende munir os idosos de ferramentas que lhes permitam aumentar os níveis de literacia digital.
O “Maiores ON” resulta da perceção de que as estratégias implementadas para a contenção da pandemia da COVID-19 criaram situações complexas de isolamento e distanciamento social na comunidade sénior, tendo-se dividido o projeto em três fases. Numa primeira fase, o objetivo foi a aquisição de competências tecnológicas no domicílio, abordando cinco temáticas: "Comunicar online com amigos e família", "Construção de um perfil nas Redes Sociais", "Navegar e pesquisar na Internet em segurança", "Utilizar o computador e a internet" e "Imagens e Vídeos na Internet". Para a concretização desta primeira fase, o Município contou com uma bolsa de voluntários do Curso de Psicogerontologia, do Instituto de Ciências da Informação e Administração (ISCIA), de Aveiro.
A segunda fase, em curso, passa pela adesão à Rede “miOne”, desenvolvida pela Universidade de Aveiro em parceria com a Fundação Altice, no âmbito do projeto de investigação “SEDUCE 2.0". Esta comunidade online é uma plataforma de cariz social, na qual a comunidade sénior pode reagir a notícias, consultar informação sobre vários temas como a saúde, planear viagens e partilhar experiências com os seus familiares e amigos.
Na terceira e derradeira fase, serão promovidas aulas presenciais de Literacia Digital em diferentes espaços do Município de Ílhavo.
Para a Vereadora do Pelouro da Inclusão e Cidadania e Maior Idade da Câmara Municipal de Ílhavo, Fátima Teles, «a atribuição do Selo à Maior Idade vem confirmar o trabalho de excelência e sobretudo de proximidade que a Câmara Municipal tem desenvolvido junto dos seus Maiores, procurando estar atenta aquelas que são as suas necessidades e sobretudo os seus desejos de se manterem ativos, acompanhando o progresso e fazendo uso dos novos instrumentos de comunicação que existem, evidenciando, desta forma, que não existe idade para aprender… existe sim, determinação e uma enorme abertura para este novo mundo tecnológico».
O INCoDe.2030 contempla um vasto conjunto de medidas e ações que mobilizam diversas instâncias governamentais, as quais devem ser fortemente articuladas com iniciativas convergentes dos agentes económicos, sociais, culturais e educacionais da sociedade civil, em torno de cinco eixos: Inclusão, Educação, Qualificação, Especialização e Investigação.
O selo de certificação resulta do programa “Iniciativa Nacional em Competências Digitais” para a capacitação em competências digitais da população portuguesa para o horizonte 2017-2030, através da resposta aos desafios como a generalização da literacia digital e a garantia de uma forte participação nas redes internacionais de I&D e de produção de novos conhecimentos nas áreas digitais, entre outros.