- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Inaugurada a obra de Requalificação da Frente Ria, na Gafanha de Aquém
Inaugurada a obra de Requalificação da Frente Ria, na Gafanha de Aquém
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito das celebrações do 31.º Aniversário da Elevação de Ílhavo a Cidade, a Câmara Municipal de Ílhavo inaugurou, hoje, a obra de Requalificação da Frente Ribeirinha na Gafanha de Aquém.
Com um investimento de 103.800,00 euros a requalificação, deste importante espaço urbano da Gafanha de Aquém, contemplou a construção de um percurso pedonal marginal à ria na zona do enrocamento, a definição de pequenas manchas verdes em espaços sobrantes, a criação duma zona de ocupação de lazer pública de utilização ocasional múltipla, dotada de equipamentos urbanos, a implementação de placas de estacionamento adjacentes e, ainda, a iluminação pública ao longo da linha de água.
Esta intervenção teve como objetivo principal a valorização do espaço da frente ria, enquadrada igualmente com a construção, em curso, da ciclovia entre a Gafanha de Aquém e Av. dos Bacalhoeiros, junto do nó de acesso à A25, na Gafanha da Nazaré (PAMUS 2). Este investimento de 262.880,00 euros enquadra-se no Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) de Ílhavo.
Na cerimónia de inauguração da renovada Frente Ribeirinha, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, destacou «o valor global do investimento realizado, neste mandato, na Gafanha de Aquém e que ultrapassou os 4 milhões de euros, com especial enfoque no Centro Escolar da Gafanha de Aquém (1.152.331,00 euros); na Rede de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais (1.792.168,00 euros); na Área de Acolhimento Empresarial (484.626,00 euros); do Corredor Ciclável (PAMUS 1) entre o centro de Ílhavo e a Zona Industrial da Mota (224.720,00 euros)», para além das obras cima mencionadas.