- Início
- Municípios
- Murtosa
- Município de Águeda no TOP 10 em estudo que analisou a presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas
Município de Águeda no TOP 10 em estudo que analisou a presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Águeda encontra-se no top 10 no ranking relativo a “Acessibilidades, Navegabilidade e facilidade de utilização”, ocupando a sétima posição. Os resultados são de um estudo desenvolvido pelo Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, através do GÁVEA – Laboratório de Estudos e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, que analisou o Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas.
Na 8ª edição do estudo foram analisados, entre finais de 2014 e início de 2015, o sítio da Câmara Municipal de Águeda conseguiu o sétimo lugar ao nível da “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização” dos sítios Web das 308 câmaras municipais. Através de treze indicadores foram observados vários aspetos relacionados com a qualidade da utilização dos sítios Web, nomeadamente o posicionamento nos motores e busca, se o tempo de carregamento da página é aceitável, se é acessível através de diferentes sistemas operativos, navegadores e dispositivos móveis. A acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais, qualidade da navegação e existência de motor de busca interno foram outros dos aspetos que se avaliaram neste critério.
O mesmo estudo fez ainda uma análise comparativa, mas tendo em conta a dimensão das câmaras, assim estas foram categorizadas em três classes, em função do seu número de habitantes: Classe A – População superior a 100.000 habitantes (municípios grandes); Classe B – População superior a 20.000 e inferior ou igual a 100.000 habitantes (municípios médios) e, por fim, Classe C – População inferior ou igual a 20.000 habitantes (municípios pequenos). Apresentando posteriormente o resultado da análise efetuada para cada uma das três classes anteriores em termos de Ranking Global e em termos de cada um dos quatro critérios analisados neste estudo.
No total das 308 câmaras portuguesas, tendo em consideração o seu número de habitantes, 100 classificam-se na categoria B, ou seja, na categoria Municípios Médios, onde se enquadra a Câmara de Águeda. No que se refere ao critério 2, o Município Aguedense ficou no segundo lugar, em ex aequo com a Câmara Municipal da Marinha Grande, estando em primeiro lugar a Câmara Municipal de Ponta Delgada.
De salientar ainda que do Distrito de Aveiro apenas figuram os Municípios de Águeda, Mealhada e Vagos, os dois últimos municípios no ranking dos conteúdos e respetiva atualização.
O evento da apresentação dos resultados e a entrega dos prémios aos três primeiros classificados decorreu no dia 17 de outubro, no Auditório da Microsoft, em Lisboa.
“Melhor Município Digital”
Ainda no final do mês de outubro, a Câmara Municipal de Águeda foi galardoada com o prémio “Melhor Município Digital” na 10.ª edição dos Prémios ACEPI Navegantes XXI. Uma distinção que se destinou aos projetos digitais criados e realizados em Portugal, em funcionamento entre junho de 2015 e junho de 2016 pelos municípios portugueses. Desta forma, a Câmara Municipal de Águeda foi distinguida devido ao seu contributo para a transformação da Administração Pública Local portuguesa, colocando-a no centro da Economia Digital.
Para Gil Nadais, Presidente da Autarquia, “estes resultados são o reflexo da aposta ativa da autarquia em estar presente na internet, melhorando substancialmente a qualidade dos conteúdos e oferecendo qualidade dos serviços prestados aos munícipes”, acrescentado que “a internet é atualmente o modo mais procurado e o mais eficaz para informar os nossos cidadãos”.