- Início
- Municípios
- Murtosa
- SÃO MARQUES APRESENTA “PEQUENOS NADAS” NA COMUR – MUSEU MUNICIPAL DA MURTOSA
SÃO MARQUES APRESENTA “PEQUENOS NADAS” NA COMUR – MUSEU MUNICIPAL DA MURTOSA
área de conteúdos (não partilhada)O auditório da COMUR-Museu Municipal da Murtosa recebe no próximo dia 29 de julho, pelas 18H00, a apresentação do livro “Pequenos Nadas”, a primeira obra literária da poetisa Murtoseira São Marques.
O auditório da COMUR-Museu Municipal da Murtosa recebe no próximo dia 29 de julho, pelas 18H00, a apresentação do livro “Pequenos Nadas”, a primeira obra literária da poetisa Murtoseira São Marques.
A apresentação do livro será feita por Ruth Colaço, numa sessão moderada por Celeste Almeida.
A OBRA
A poesia de São Marques tem a voz do Mar, a paixão das Ondas que se aninham, o sal da Ria, o voo das Gaivotas, os mistérios do Sol nascente, os silêncios das Palavras desnudadas que fecundam nas entranhas do SER.
Ler a poesia de São Marques é orar num Santuário imenso, onde a dor da saudade procura refúgio na Luz das velas... num tempo de Amar que nunca se esgota.
Celeste Almeida
A AUTORA
São Marques nasce em 1959, na Murtosa, distrito de Aveiro, no seio de uma família humilde e numerosa.
Foi a última de oito irmãos, e talvez por isso, se viu obrigada a estimular a sua criatividade para alcançar os seus objetivos, com parcos recursos.
Foi desde sempre, parte integrante de vários projetos artísticos amadores, tanto no teatro como na música.
Paralelamente, sentiu a necessidade de ir expressando as suas emoções através de outras áreas de índole artístico mais individual, como a tapeçaria de Arraiolos, a pintura e a escrita.
O seu gosto pela poesia começou a manifestar-se desde muito jovem, contudo foi a partir de 2021, com a entrada para o Grupo Literário Wise Winds Ventos Sábios, que a poesia passou a ter um lugar de destaque nas suas preferências.
É nas pequenas coisas que encontra a inspiração, sendo que os temas que mais explora são a sua relação com o Mar e com a Ria.
Participou em diversas Coletâneas:
- “Brisas de Natal”, das Edições O Declamador
- “Caminhos de Aristides”, do ICE - Instituto Cultural deÉvora e do Grupo Literário Wise Winds – Ventos Sábios
- “Poemas Diversos”, das Edições O Declamador
- “Poesia Letra a Letra”, das Edições O Declamador
- “Natureza à Escuta”, do ICE - Instituto Cultural Évora
- “Alma de Poeta, Alma Inquieta II”, de Sara Carvalho
- “Coletânea Intimista”, da Editora In-Finita