- Início
- Municípios
- Murtosa
- JOÃO SARAMAGO EXPÕE FOTOGRAFIA NA GALERIA MUNICIPAL
JOÃO SARAMAGO EXPÕE FOTOGRAFIA NA GALERIA MUNICIPAL
área de conteúdos (não partilhada)A Galeria Municipal da Torreira recebe, de 23 a 31 de agosto, uma exposição de fotografia de João Saramago que tem na Torreira, nas suas gentes, nos seus lugares e nas suas vivências, o seu mote principal.
A Galeria Municipal da Torreira recebe, de 23 a 31 de agosto, uma exposição de fotografia de João Saramago que tem na Torreira, nas suas gentes, nos seus lugares e nas suas vivências, o seu mote principal.
A inauguração oficial acontece na quarta-feira, dia 23 de agosto, pelas 18H00. A entrada é livre.
JOÃO SARAMAGO, pelo próprio.
Nasci no Porto em março de 1986.
Desde os 13/14 anos desenvolvi gosto pela fotografia em viagens com os meus pais, mas sem dar muita importância a esse “chamamento” fotográfico.
Mais tarde, por volta dos 22 anos decidi aprofundar esta arte e entrei no Curso Profissional no Instituto Português de Fotografia-Porto.
Acabei o curso em 2010 e, desde aí, trabalho como free-lancer até à data atual.
Não sendo filho natural da Torreira, a família da parte da materna é de Salreu e desde que nasci que conheço este lugar
Na Torreira deixo-me levar pela solidão, pela introspeção e pelo ritmo próprio da natureza.
Tento encontrar um significado para os estados emocionais, criativos e introspetivos que, o silêncio, a água, os barcos, os cais abandonados, a areia fina da ria, o vento que sopra, as gaivotas que grasnam, as redes de pesca, os moliceiros e bateiras que adornam a Ria me proporcionam e me fazem conseguir mostrar um pouco mais desta terra maravilhosa, única e muito própria que, apesar de muitas vezes esquecida, é um lugar único para todos os que a conhecem e a vivem.
É este o ponto de partida para esta exposição e para estas fotografias que espero fazerem justiça ao meu sentimento pela Torreira.
Sempre tive um sentimento de pertença e de defesa da Torreira:
seja pelos verões aqui vividos com a família, pelos momentos que passei à beira-ria e à beira-mar; pelos amigos e amigas que fiz para a vida, pelos almoços na praia ou pelos jantares em família; pelas corridas de bicicleta e saídas à noite; pelos amores nascidos, vividos e terminados:
Seja pelas exposições que fiz na galeria ArteViva durante anos seguidos, seja pelas caminhadas contra o vento norte que limpa a alma e os pensamentos, seja pela romaria de S. Paio, os concertos no Largo da Varina e as barracas que percorri e os carrosséis em que andei; seja pelos cachitos da Veras e da extinta VenPor ou pelos pastéis Monte Brancos comidos no Guedes; pelos risos, abraços e brindes no Maribar, no Bar do sul, no Café da Praia, na BlueSky ou no No dÀgua, a Torreira será sempre parte de mim, dos meus e de quem, um dia, também a conheceu e viu alguma da sua magia através de mim.
É e será sempre um mágico lugar à beira-mar-e-beira-ria plantado no meu coração e na minha alma.
João Saramago
2023.