- Início
- Municípios
- Murtosa
- EXPOSIÇÃO CELEBRA OS 20 ANOS DO NÚCLEO DA MURTOSA DA FRATERNIDADE DE NUNO ÁLVARES
EXPOSIÇÃO CELEBRA OS 20 ANOS DO NÚCLEO DA MURTOSA DA FRATERNIDADE DE NUNO ÁLVARES
área de conteúdos (não partilhada)A COMUR – Museu Municipal da Murtosa recebe, de 8 de outubro a 12 de novembro, uma exposição que celebra os 20 anos de existência do Núcleo da Murtosa da Fraternidade de Nuno Álvares.
A COMUR – Museu Municipal da Murtosa recebe, de 8 de outubro a 12 de novembro, uma exposição que celebra os 20 anos de existência do Núcleo da Murtosa da Fraternidade de Nuno Álvares.
A inauguração oficial está marcada para as 15H00 do próximo domingo, dia 8 de outubro, e inicia-se com uma sessão evocativa do vigésimo aniversário, seguida da abertura da exposição, culminando com um porto de honra. A entrada é livre.
NÚCLEO DA FRATERNIDADE DE NUNO ÁLVARES DA MURTOSA
Uma vez Escuta, sempre Escuta!
Foi este o lema que levou um grupo de escuteiros, fora do ativo e mantendo sempre o espírito escutista quisessem tornar-se úteis à sociedade.
António Vítor Cardoso, João Branco e João Paulo Rebelo agendaram uma reunião prévia com elementos pertencentes à Fraternidade Nuno Álvares da Região de Aveiro (Águeda e Borralha), com o intuito de se tornarem ativos em prol da população.
A partir daqui, iniciaram os contactos com antigos elementos escutistas que estivessem disponíveis para concretizar este “sonho”.
Em 9 de Abril de 2003, o “sonho” torna-se realidade, tendo como líder o António Vítor Cardoso, nascendo assim o Núcleo da Fraternidade Nuno Álvares da Murtosa.
O Núcleo foi fundado com 21 elementos, que em comum tinham um passado como escuteiros e que se propunham a viver o escutismo adulto.
Ao longo dos anos o Núcleo da FNA da Murtosa tem vindo a afirmar-se como um pilar no apoio a comunidade paroquial e civil da Murtosa, sendo o seu trabalho reconhecido das mais diversas formas quer a nível regional, quer a nível nacional. Prova disso mesmo é a passagem de elementos do Núcleo da FNA da Murtosa, pela Mesa do Conselho Regional e pela Direção Regional da FNA, contribuindo assim, para um bom funcionamento da Região de Aveiro.
Em março de 2012, o Divino Chefe chamou para junto de si, o seu líder, António Vítor Cardoso, não sem antes, ele deixar uma vontade expressa “Não deixem acabar o Núcleo da Fraternidade da Murtosa”.
Não foi fácil superar a sua perda, mas com determinação e entreajuda elegeram uma nova direção e continuaram o trabalho que vinham a desenvolver até aí.
Recentemente, o Núcleo sofreu mais um revés na sua existência. Perdeu, o seu assistente espiritual, Padre António da Graça Cruz. Um homem que com a sua simplicidade e humildade mostrou a melhor forma de viver em sociedade.
O núcleo continua ativo e disponível para todos aqueles que da sua ajuda necessitem, em prol do bem da comunidade.
A Associação coloca-se sob proteção de S. Nuno de Santa Maria, seu Patrono, e toma-o por exemplo de Fé, Humildade, Espírito de Serviço e Abnegação, para ser seguido por todos os seus Associados.
A FNA da Murtosa é neste momento constituída por cerca de 20 associados e tem uma presença ativa na comunidade, sendo que a sua sede se situa na antiga Escola do Ribeiro, cedida pela Câmara Municipal da Murtosa, e inaugurada em maio de 2008, pelo então Presidente da Câmara Municipal, Dr. Santos Sousa.