- Início
- Municípios
- Murtosa
- CASA-MUSEU CUSTÓDIO PRATO RECEBEU A SEGUNDA FASE DA RECRIAÇÃO DO CICLO DO MILHO
CASA-MUSEU CUSTÓDIO PRATO RECEBEU A SEGUNDA FASE DA RECRIAÇÃO DO CICLO DO MILHO
área de conteúdos (não partilhada)No passado sábado, dia 7 de outubro, a Casa-Museu Custódio Prato, no Bunheiro recebeu a II fase da Recriação do Ciclo do Milho, organizada pelos ranchos folclóricos “As Andorinhas de São Silvestre” e “Os Camponeses da Beira-Ria”, em parceria com o Município da Murtosa e com a Junta de Freguesia do Bunheiro.
No passado sábado, dia 7 de outubro, a Casa-Museu Custódio Prato, no Bunheiro recebeu a II fase da Recriação do Ciclo do Milho, organizada pelos ranchos folclóricos “As Andorinhas de São Silvestre” e “Os Camponeses da Beira-Ria”, em parceria com o Município da Murtosa e com a Junta de Freguesia do Bunheiro.
À tarde, no terreno contíguo ao espaço museológico, recriou-se o corte do milho, o “fazer o carro” e o transporte, em carro de vacas, para o quinteiro da casa.
À noite, realizou-se a cascadela tradicional, com o transporte das espigas para a eira e a palha para o cabanal, onde não faltaram os “moços”, as papas e danças de roda.
A Recriação do Ciclo do Milho, iniciada com a preparação do terreno e com a sementeira, em junho último, tem a pretensão de exaltar a importância cultural, histórica, económica e social da cultura do milho, no concelho da Murtosa, enquanto marco de identidade das gentes marinhoas.
O evento insere-se no programa de dinamização da Aldeia do Bunheiro, no âmbito da sua classificação como “Aldeia de Portugal”.