- Início
- Municípios
- Murtosa
- INAUGURADA A EXPOSIÇÃO DE MINIATURAS DE EMBARCAÇÕES TRADICIONAIS DO ARTESÃO ANTÓNIO GUERRA
INAUGURADA A EXPOSIÇÃO DE MINIATURAS DE EMBARCAÇÕES TRADICIONAIS DO ARTESÃO ANTÓNIO GUERRA
área de conteúdos (não partilhada)O Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, recebeu, no passado domingo, dia 14 de janeiro, a inauguração oficial da mostra de miniaturas de embarcações, em madeira, do artesão Murtoseiro António Guerra, que abre o ciclo de exposições temporárias de 2024 deste espaço museológico referencial.
O Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, recebeu, no passado domingo, dia 14 de janeiro, a inauguração oficial da mostra de miniaturas de embarcações, em madeira, do artesão Murtoseiro António Guerra, que abre o ciclo de exposições temporárias de 2024 deste espaço museológico referencial.
Na abertura da mostra, perante o artesão, convidados, amigos e admiradores de António Guerra que marcaram presença no evento, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Januário Cunha, enalteceu a qualidade, perfeição e minúcia dos trabalhos apresentados pelo criador, agradecendo a sua disponibilidade para partilhar as suas miniaturas com um público alargado, contribuindo para a divulgação das embarcações tradicionais da Ria de Aveiro.
A bela exposição pode ser apreciada até ao dia 31 de março de 2024, no horário de funcionamento do Estaleiro-Museu do Monte Branco.
ANTÓNIO GUERRA
António Campos de Pinho, mais conhecido por António Guerra, nasceu na Murtosa a 2 de janeiro de 1954.
Após a conclusão do ensino primário, a escola deu lugar ao trabalho, na Ria de Aveiro, como moliceiro, a acompanhar o seu pai, que, como muitos Murtoseiros, se dedicava a essa atividade.
Para não ir à tropa, António Guerra rumou à pesca longínqua do bacalhau, antes de regressar ao torrão natal para se dedicar à pesca na ria.
Em 1991 tomou a decisão de emigrar para os Estados Unidos, onde trabalhou durante 8 anos, antes do retorno definitivo a Portugal.
O gosto pela execução de pequenas réplicas de embarcações tradicionais acompanhou-o desde a sua infância. Ao longo dos anos foi aprimorando a técnica, criando belos barcos com escala rigorosa e atenção aos pequenos detalhes.