- Início
- Municípios
- Murtosa
- INAUGURADA A EXPOSIÇÃO “AS 11 VIDAS DA RIA”
INAUGURADA A EXPOSIÇÃO “AS 11 VIDAS DA RIA”
área de conteúdos (não partilhada)No passado sábado, dia 6 de junho, teve a lugar, no Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, a inauguração simbólica do núcleo da Murtosa da exposição “As (11) vidas da Ria", desenvolvida pelos 11 Municípios da Região de Aveiro, no âmbito de Aveiro, capital Portuguesa da Cultura 2024.
No passado sábado, dia 6 de junho, teve a lugar, no Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, a inauguração simbólica do núcleo da Murtosa da exposição “As (11) vidas da Ria", desenvolvida pelos 11 Municípios da Região de Aveiro, no âmbito de Aveiro, capital Portuguesa da Cultura 2024.
“As 11 Vidas da Ria” apresenta uma abordagem histórica, científica e afetiva sobre os trajes tradicionais da Região de Aveiro, através de uma mostra polinucleada que pode ser visitada em cada um dos territórios.
No Município da Murtosa a exposição decorre em dois núcleos: a Casa-Museu Custódio Prato, no Bunheiro, e no Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, onde se dão a conhecer os trajes e as vivências associadas às atividades do Lavrador e da Lavradeira e do Pescador e da Peixeira, respetivamente.
Na inauguração da exposição usaram da palavra o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa e Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Joaquim Baptista, e o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.
O ato de abertura contou com uma divertida representação da interação entre duas peixeiras e a uma lavradeira, trazida por elementos do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”.