- Início
- Municípios
- Murtosa
- BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA MURTOSA ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO
BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA MURTOSA ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO
área de conteúdos (não partilhada)No sentido de esclarecer e tranquilizar a população do concelho da Murtosa relativamente ao socorro prestado pelo nosso corpo de bombeiros, a direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Murtosa emitiu um comunicado que, se seguida, se transcreve.
No sentido de esclarecer e tranquilizar a população do concelho da Murtosa relativamente ao socorro prestado pelo nosso corpo de bombeiros, a direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Murtosa emitiu um comunicado que, se seguida, se transcreve.
COMUNICADO
Na sequência da decisão tomada pela Liga dos Bombeiros Portugueses no passado sábado em Santarém, com a qual estamos totalmente de acordo, os Bombeiros da Murtosa deixaram de comunicar as ocorrências à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a partir das 00:00 do dia 9.
Esta decisão demonstra o evidente desagrado dos Bombeiros relativamente à reforma do sistema nacional de proteção civil proposta pelo governo e do papel que lhesquerem conferir como parceiro no socorro às populações, bem como ainda à falta de medidas de incentivo ao voluntariado.
Face às notícias alarmistas que entretanto começaram a surgir nos meios de comunicação social pela voz do próprio ministro da administração interna, revelando grande desorientação e tentando enganar as populações, queremos afirmar publicamente que nada mudou no que diz respeito à prontidão no socorro às populações por parte dos Bombeiros que continuam, como sempre, em prontidão imediata para acorrer a todas as situações para que forem contactados quer diretamente pela população quer através do sistema municipal ou nacional de proteção civil.
A única diferença relativamente ao passado que neste momento vigora é que não reportamos à ANPC aquilo que fazemos, i.e., não dizemos quando é que saímos, com quantos homens saímos, com que meios e quanto tempo é que demorou o socorro.
A Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Murtosa.