- Início
- Municípios
- Murtosa
- ANDREA MATTE EXPÕE NO ESPAÇO ARTEVIVA
ANDREA MATTE EXPÕE NO ESPAÇO ARTEVIVA
área de conteúdos (não partilhada)O Espaço ArteViva, na Torreira, recebe, de 14 a 16 de agosto, a exposição "Ponto Suspensivo..." da artista plástica chilena Andrea Matte.
O Espaço ArteViva, na Torreira, recebe, de 14 a 16 de agosto, a exposição "Ponto Suspensivo..." da artista plástica chilena Andrea Matte.
A entrada é livre, sujeita ao cumprimento das regras impostas pela Direção-Geral de Saúde.
ANDREA MATTE
Andrea Matte, é uma artista do Sul do Chile. Socióloga e Mestre em Estética e Teoria da Arte, com estudos complementares em Psicoplástica e Psicologia analítica de Jung. Diferentes perspetivas reflectidas no trabalho que realiza, inspirando a sua criação em termos de conteúdo e de conceito.
O seu trabalho fala-nos de conexão orgânica e como o essencial pode ser visível aos olhos a ao coração. Um contexto paralelo que nos faz entrar num mundo minúsculo e orgânico onde os sentimentos se querem mostrar na sua estructura mais elementar. Propõe-nos uma viagem interior, em busca da emoção mais profunda em relação ao que estamos a observar. Pretende levar-nos a sentir a componente das realidades, procurando esclarecer o oculto e tomar consciência do que existe por trás do aparente.
Durante alguns anos, o seu trabalho concentrou-se na investigação e gestão cultural nos países em que residiu (Chile, Espanha, Portugal e El Salvador). Foi Directora de Relações Internacionais e Cooperação do Ministério da Cultura de El Salvador e Chefe de Cultura da Embaixada do Chile no mesmo país. Trabalhou como Coordenadora de Expositores da Ch.ACO (Feira de Arte Contemporânea do Chile) e como avaliadora de projetos dos fundos culturais (FONDART) do mesmo país.
A partir de 2015 dedica-se exclusivamente à criação artística. Depois de uma curta caminhada, a sua obra Símbolo recebe uma menção honrosa no concurso Bárbara Brandal da Casa E em Valparaíso (Chile).
Atualmente vive em Portugal, onde continua aprofundando o seu trabalho artístico. Parte da exposição “Ponto suspensivo…” é também exibida hoje na Galeria Quarentena no Chile.
A sua criação passa por vários períodos, aos quais chama White night, A new turn, Maternity, Humanity e Just everything. Prestar atenção e sentir é um objetivo central que busca com o seu trabalho, tentando revalorizar esta acção para conectar connosco e com o que nos rodeia.