- Início
- Municípios
- Murtosa
- MESTRE JOSÉ RITO CONSTRÓI BATEIRA DE BICAS NO ESTALEIRO-MUSEU DA PRAIA DO MONTE BRANCO
MESTRE JOSÉ RITO CONSTRÓI BATEIRA DE BICAS NO ESTALEIRO-MUSEU DA PRAIA DO MONTE BRANCO
área de conteúdos (não partilhada)Enquanto o Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco recebe profundas obras de ampliação e reabilitação, o Mestre José Rito continua a desenvolver a sua atividade de construção e reparação de embarcações tradicionais. Neste momento está a construir uma bela “bateira de bicas” também conhecida por “chinchorro”, por ser utilizada nesta arte de pesca.
Enquanto o Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco recebe profundas obras de ampliação e reabilitação, o Mestre José Rito continua a desenvolver a sua atividade de construção e reparação de embarcações tradicionais. Neste momento está a construir uma bela “bateira de bicas” também conhecida por “chinchorro”, por ser utilizada nesta arte de pesca.
O Estaleiro é um verdadeiro museu-vivo das artes de construção de embarcações tradicionais em madeira. É propriedade do Município da Murtosa, que estabeleceu, em 2009, um protocolo com o Mestre José Rito, o único que, à data, se dedicava à construção de embarcações. Na atualidade, para além de José Rito, dedicam-se a esta atividade, no concelho da Murtosa, os construtores Marco Silva, também na Torreira, e António Nunes, na Murtosa.
A intervenção em curso neste espaço emblemático, orçada em mais de 350 mil euros, consiste, essencialmente, na ampliação do espaço, através da materialização de um novo edifício, a norte do atual estaleiro, com uma dimensão que permitirá a construção, no seu interior, de embarcações tradicionais de maior envergadura e na reabilitação do corpo atual, que se articulará funcionalmente com o novo edificado, passando a albergar um centro interpretativo da construção de embarcações tradicionais, com uma exposição permanente e espaço para exposições temporárias.
Desta forma, os visitantes poderão, simultaneamente, conhecer um pedaço da memória histórica, cultural, económica e social do povo marinhão e assistir, ao vivo, à construção e reparação de embarcações tradicionais.
A construção de embarcações tradicionais é um dos elementos identitários e distintivos da Estação Náutica da Murtosa.