- Início
- Municípios
- Murtosa
- NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE AMÂNDIO PITA
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE AMÂNDIO PITA
área de conteúdos (não partilhada)O Município da Murtosa expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de Amândio Pita, ilustre murtoseiro, radicado nos Estados Unidos, com um notável e reconhecido percurso de envolvimento cívico e associativo no seio da Comunidade Murtoseira da Cidade de Newark.
O Município da Murtosa expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de Amândio Pita, ilustre murtoseiro, radicado nos Estados Unidos, com um notável e reconhecido percurso de envolvimento cívico e associativo no seio da Comunidade Murtoseira da Cidade de Newark.
Amândio de Jesus Paulino Pita tinha 74 anos e deixou-nos no dia 24 de maio de 2021. Nascido na Murtosa, emigrou para os Estados Unidos da América em 1973, estabelecendo-se em Newark, onde desenvolveu a sua atividade profissional na área da metalurgia, durante cerca de 40 anos.
A sua paixão pelo Sport Marítimo Murtoense de Newark, onde foi presidente e membro ativo, granjeou-lhe o reconhecimento e gratidão da comunidade Murtoseira e não só. Promoveu, no seio do clube, entre numerosas outras iniciativas, as famosas “Caldeiradas de Enguias”, que, à volta deste verdadeiro símbolo da Murtosa, uniram a comunidade em angariações de fundos solidárias, que muito beneficiaram inúmeras instituições dos dois lados do atlântico.
O reconhecimento e o respeito que os Murtoseiros conquistaram além-fronteiras muito devem a homens como Amândio Pita que, com um profundo sentido de envolvimento e serviço, deram de si, generosamente, em prol da comunidade.
Embora residente nos Estados Unidos, o seu amor à Terra Natal fazia-o visitar, periodicamente, a Murtosa do lado de cá, cujo desenvolvimento acompanhava com muito interesse e participação cívica.
À família de Amândio Pita, ao Sport Marítimo Murtoense e à Comunidade Murtoseira de Newark, o Município da Murtosa expressa as suas sentidas condolências.