- Início
- Municípios
- Murtosa
- ANTÓNIO BRANDÃO MOSTRA “DA RIA À SERRA | PORTAS DAQUI E DALI” NO ESPAÇO ARTEVIVA NA TORREIRA
ANTÓNIO BRANDÃO MOSTRA “DA RIA À SERRA | PORTAS DAQUI E DALI” NO ESPAÇO ARTEVIVA NA TORREIRA
área de conteúdos (não partilhada)Depois do enorme sucesso da passagem pela COMUR-Museu Municipal, em maio, o artesão António José Brandão volta a mostrar as suas miniaturas de portas em madeira, desta feita, no espaço ArteViva, na Torreira, de 2 a 31 de julho.
Depois do enorme sucesso da passagem pela COMUR-Museu Municipal, em maio, o artesão António José Brandão volta a mostrar as suas miniaturas de portas em madeira, desta feita, no espaço ArteViva, na Torreira, de 2 a 31 de julho.
A inauguração da exposição acontece no dia 2 de julho, pelas 21H30. A entrada é livre, condicionada ao cumprimento das normas da DGS.
DA RIA À SERRA | PORTAS DAQUI E DALI
A construção de portas em madeira, resulta do que os olhos do artesão veem e retêm, por aqui e por ali, nas voltas de bicicleta pelo burgo e também dos passeios de moto (outra paixão), por sítios um pouco mais longe.
O gosto por trabalhar a madeira sempre existiu, mas tornou-se viciante nos últimos meses. Com a pandemia e o confinamento, António José Brandão foi forçado a ficar em casa. Começou a reciclar umas caixas e a fazer casas para pássaros. Depois, ao rever as fotografias que vai tirando por aqui e por ali, saltaram à vista as muitas e diferentes portas em madeira que encontra por todo o lado e que o encantam. Na Murtosa e também em Estarreja, encontrou algumas com, certamente, mais de cem anos. Aqui, mesmo à nossa porta.
Constatou que, por Portugal fora, há o mesmo tipo de portas antigas em diversas localidades e que as podemos encontrar, inclusive, noutros países. Começou por fazer um quadro com uma porta, na seguinte acrescentou outro pormenor, depois este e aquele detalhe; ao fazer uma, tinha logo outra na cabeça; era preciso decidir as cores e escolher os tecidos, acrescentar mais uma rede de mosqueiro numa, um gradeamento noutra. Enfim, um entusiasmo crescente e possibilidades sem fim!
A exposição mostra, pela primeira vez, o talento e a sensibilidade do artesão António José Brandão, o nosso “Tozé da Caixa”.
ANTÓNIO JOSÉ BRANDÃO, por ele próprio.