- Início
- Municípios
- Murtosa
- LANÇAMENTO DO PRÉMIO DE FOTOGRAFIA DA MURTOSA
LANÇAMENTO DO PRÉMIO DE FOTOGRAFIA DA MURTOSA
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal da Murtosa lançou o “Prémio de Fotografia da Murtosa 2021”, destinado a premiar trabalhos, na área da fotografia, sobre a temática de “O mundo numa casa: marcas da emigração na arquitetura murtoseira.
A Câmara Municipal da Murtosa lançou o “Prémio de Fotografia da Murtosa 2021”, destinado a premiar trabalhos, na área da fotografia, sobre a temática de “O mundo numa casa: marcas da emigração na arquitetura murtoseira.
O concurso tem como objetivo a constituição de um acervo fotográfico, produzido a partir da heterogeneidade dos autores participantes, incentivando e premiando aqueles que se distingam pela valoração dos conteúdos, pela sua relação com o tema, pela qualidade da produção técnico-estética e por uma aproximação à contemporaneidade criativa.
Podem concorrer fotógrafos portugueses ou estrangeiros que residam em Portugal, sendo que os autores gozam de inteira liberdade no tratamento temático, bem como na escolha das técnicas/processos fotográficos e suportes a utilizar. Os trabalhos deverão ser apresentados sob a forma de portefólio, com limite de 3 imagens inéditas, cuja mancha não poderá ultrapassar a dimensão de 50x50cm.
A data limite de receção dos trabalhos é de 29 de outubro de 2021. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis na Coordenação Cultural do Município ou em https://www.cm-murtosa.pthttp://www.cm-murtosa.pt/p/premiofotografia
O MUNDO NUMA CASA: MARCAS DA EMIGRAÇÃO NA ARQUITETURA MURTOSEIRA
A Murtosa é, seguramente, dos territórios portugueses mais influenciados pelo fenómeno da emigração. Desde o final do século XIX até à atualidade, foram várias e sucessivas as vagas migratórias das gentes Murtoseiras: Brasil, Estados Unidos, Venezuela, França, Alemanha, Luxemburgo, Suíça, África do Sul, entre muitos outros destinos.
Dos países de acolhimento, os emigrantes trouxeram objetos, hábitos, referências culturais, linguagem e, de uma forma muito evidente, elementos arquitetónicos que incorporaram nas casas que, na Terra-Mãe, construíram.
Estas marcas da emigração no edificado urbano constituem um dos elementos mais distintivos do território, fazendo parte da sua identidade e revelando, nas cores, na exuberância, na estatuária dos jardins, na volumetria e forma das casas, nos painéis decorativos, os países de acolhimento, as épocas e os gostos peculiares. Um mundo numa casa.
Assim, em 2021, o Prémio de Fotografia da Murtosa desafia os fotógrafos a descobrir a singularidade da arquitetura murtoseira e a sua profunda ligação aos fluxos migratórios.