- Início
- Municípios
- Murtosa
- LANÇAMENTO DO CONCURSO DE JOGOS FLORAIS DA MURTOSA 2021
LANÇAMENTO DO CONCURSO DE JOGOS FLORAIS DA MURTOSA 2021
área de conteúdos (não partilhada)O Município da Murtosa lançou a edição 2021 do Concurso de Jogos Florais que terá como mote “Para a frente é que é Lisboa: Histórias das Migrações Murtoseiras em Portugal” e decorrerá nas modalidades de pintura, conto e poesia.
O Município da Murtosa lançou a edição 2021 do Concurso de Jogos Florais que terá como mote “Para a frente é que é Lisboa: Histórias das Migrações Murtoseiras em Portugal” e decorrerá nas modalidades de pintura, conto e poesia.
Os trabalhos a apresentar não deverão exceder a 10 páginas, em formato A4, na modalidade de poesia, e as 30 páginas, em formato A4, na modalidade de conto.
Podem concorrer os residentes em Portugal, maiores de 16 anos. Os trabalhos devem ser entregues no gabinete de apoio à presidência da Câmara Municipal da Murtosa até ao dia 29 de outubro de 2021. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis na Coordenação Cultural do Município ou aqui: https://www.cm-murtosa.pthttp://www.cm-murtosa.pt/p/jogosflorais
PARA A FRENTE É QUE É LISBOA: HISTÓRIAS DAS MIGRAÇÕES MURTOSEIRAS EM PORTUGAL
Os Murtoseiros foram, desde sempre, um povo migrante. Saindo da terra mãe em busca de melhores condições de vida, as gentes da Murtosa espalharam-se um pouco por todo o país, em particular no litoral, deixando a sua marca indelével, que ainda hoje perdura: pescadores em Matosinhos, Afurada. Peniche, Setúbal, Vila Franca, Salvaterra de Magos ou Lagos; trabalhadoras nas secas de bacalhau do Seixal e de Alcochete; Varinas, nas ruas de Lisboa e nos concelhos da margem sul do Tejo.
Muitos regressavam, sazonalmente. Outros tantos, fixavam-se, definitivamente, nos lugares de acolhimento e aí constituíram família. As histórias das migrações murtoseiras são feitas de tenacidade e superação. Histórias de gente inconformada e sonhadora, para quem a máxima “Para a Frente é que é Lisboa!” era lema.