- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Concluída rearborização e criação de ilhas-sombra no Troviscal
Concluída rearborização e criação de ilhas-sombra no Troviscal
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Oliveira do Bairro já concluiu a intervenção no Troviscal de rearborização de espaços verdes e de criação de ilhas-sombra em meio urbano, no âmbito do projeto "Oliveira do Bairro – Lugares de Sombra".
Uma área contígua ao antigo campo de futebol do Cabeço do Pedro (campo da Arviscal - Troviscal) foi transformada num novo espaço verde, através da sua arborização com pinheiros mansos, tendo sido também vedada a linha de água existente a nascente da propriedade, de modo a aumentar a segurança deste local e dar à população a oportunidade de beneficiar de um contacto ainda maior com a natureza.
Os trabalhos no Troviscal decorreram entre meados do mês de maio e início de junho e tiveram como objetivo aumentar o ensombramento do espaço, reduzindo, desta forma, os efeitos de ondas de calor, potenciando a criação de refúgios para a fauna.
De referir que o Município já começou a intervir no Parque da Tojeira, freguesia da Palhaça, onde vai ser aumentada a área florestal, com o preenchimento de clareiras, limpeza de mato e ocupação destes locais com espécies autóctones. Será ainda implementado um percurso de ligação entre dois pontos de entrada no parque.
De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, estas duas intervenções têm como principal objetivo "aumentar a qualidade de vida das populações, ao nível recreativo e ambiental".
Ainda segundo o autarca, "o projeto Oliveira do Bairro – Lugares de Sombra foi 'desenhado' no sentido de promover a conservação da água, da biodiversidade e da natureza, diminuir a poluição existente e melhorar a qualidade do ar, contribuindo para a retenção de carbono que contribui para a redução do efeito estufa".
As duas intervenções foram previstas na candidatura "Oliveira do Bairro – Lugares de Sombra" ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, com um apoio financeiro da União Europeia de 74.998,60 euros.