- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Linha de Alta Velocidade | Câmara escolhe traçado que menos prejudica o Concelho
Linha de Alta Velocidade | Câmara escolhe traçado que menos prejudica o Concelho
área de conteúdos (não partilhada)O Executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro aprovou esta segunda-feira, 24 de julho, o parecer que enviará à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), relativamente à passagem da Linha de Alta Velocidade no Concelho.
A decisão, aprovada por unanimidade, aponta para a escolha da proposta Eixo 4/5, que passará a poente da A1 no concelho, sendo referido no documento a enviar à APA que “qualquer uma das alternativas apresentadas tem fortíssimos impactes negativos à escala local, que irão perdurar no tempo”.
Neste sentido, Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, afirmou que se trata de “uma decisão do governo central que está tomada e, concordando ou não, temos que aceitá-la, em respeito pelas instituições democráticas”.
“Foi-nos pedido que nos pronunciássemos sobre as duas propostas alternativas de traçado e com base num estudo técnico que realizámos e ouvindo os munícipes que participaram nas três sessões de esclarecimento que promovemos, tivemos que escolher a que menos prejudica o nosso território e as famílias do nosso Concelho”, explicou o autarca.
O Executivo Municipal de Oliveira do Bairro defende ainda, no documento de pronuncia, que, "face ao impacto negativo criado por esta infraestrutura, é da mais elementar justiça, a compensação desta externalidade negativa, através da criação do nó de acesso à A1, a sul da Zona Industrial de Vila Verde”. “A construção desta obra há tanto tempo prometida”, refere ainda o documento, “terá um efeito extraordinário no desenvolvimento económico desta região e permitirá compensar o efeito nefasto provocado pela criação da Linha de Alta Velocidade, nas condições em que está prevista.”
“Só a criação de contrapartidas justas permitirá construir um território mais desenvolvido e próspero, mas também mais coeso e solidário", lê-se também no mesmo texto.
A pronuncia do Município de Oliveira do Bairro, solicitada pela APA, é feita no âmbito do período de discussão pública do projeto “Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa (Fase 1), Troço Porto/Soure, Lote B – Troço Soure/Aveiro (Oiã)“, que termina a 31 de julho.
De referir que a autarquia bairradina disponibilizou os seus serviços para ajudar todos os munícipes que estiverem interessados em dar o seu contributo no referido período de discussão pública, através do portal www.participa.pt. Os pedidos podem ser feitos para o e-mail geral@cm-olb.pt.