- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Zona de lazer no centro de Oiã | Construção arranca em outubro
Zona de lazer no centro de Oiã | Construção arranca em outubro
área de conteúdos (não partilhada)A primeira fase do projeto da requalificação do centro urbano da vila de Oiã, no concelho de Oliveira do Bairro, vai avançar no início de outubro, com a construção de uma zona de lazer.
A assinatura do contrato de execução desta primeira empreitada, no valor de 535.421,90 euros e com prazo de execução de 5 meses, foi realizada na passada quinta-feira, 7 de setembro, em cerimónia que serviu igualmente para apresentar o projeto à população.
A intervenção vai ligar a Praça do Cruzeiro, no centro da vila, ao edifício da Junta de Freguesia e à futura Unidade de Saúde Familiar, numa área aproximada de 10 mil metros quadrados, onde serão criados pontos de lazer e recreio, “de forma a que este não seja apenas um local de passagem, mas sim um espaço de permanência e convívio”, conforme refere Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.
“Estamos a fazer um enorme investimento em Oiã, na ordem dos 10,6 milhões de euros, que vai transformar positivamente a vila e melhorar de forma significativa a qualidade de vida dos seus habitantes”, enfatizou o líder da autarquia.
“Para além dos 6 milhões orçamentados para a requalificação da zona central da vila e de mais 2 milhões que estimamos para a Unidade de Saúde Familiar, cujo projeto de execução já se encontra em fase de finalização, há que somar ainda 1,6 milhões de euros já investidos na reabilitação da Escola Básica Dr. Fernando Peixinho, e na construção do seu pavilhão desportivo, e mais 1 milhão de euros já aplicados na reestruturação da rede viária da freguesia, com trabalhos de pavimentações, infraestruturas e sinalização”, explicou Duarte Novo.
O projeto da zona de lazer do centro da vila de Oiã contempla a criação de um anfiteatro natural, com um palco 360º, para vários tipos de utilização, um parque infantil com equipamentos inclusivos e um espaço com equipamentos para exercício físico. Serão plantadas diversas espécies de árvores ao longo do espaço, que, para além da sombra que vão fornecer, serão também um fator importante para a saúde de todos aqueles que ali vivem.
O percurso será pedonal e ciclável, promovendo assim a adoção de práticas saudáveis e reduzindo a utilização do automóvel na deslocação da população local.
Relativamente às restantes fases da requalificação do centro urbano de Oiã, Duarte Novo explica que “os projetos estão já todos concluídos” e que “os trabalhos vão avançar por fases, de forma a causar o mínimo de constrangimentos possível a todos os que vivem, trabalham ou passam por Oiã”. “Trata-se de uma obra ambiciosa e de grande envergadura, cujos trabalhos acabam sempre por interferir com o dia-a-dia das pessoas”, acrescentou o autarca.
Os objetivos desta intervenção “global” passam pela melhoria na qualidade da circulação pedonal e rodoviária, com uma atenção especial à segurança e conforto dos peões, estando prevista uma redefinição da circulação automóvel.